Apresentação

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Cigales, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Professor visitante da Universidade de Buenos Aires, com bolsa CAPES Print. Coordenadora do Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (LELIA/UnB).

Miguel dos Santos Filho, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Antropologia Social pela Universidade de Brasília e professor de Sociologia na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF).

Rosana da Silva Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Sociologia pela Universidade de Brasília. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Referências

AZEVEDO, Gustavo Cravo. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. 2014.

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1996.

BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio-Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 139–160, 2021.

BODART, Cristiano das Neves; HONORATO, Maíra Marques de Santana; MORAES, Fabio Monteiro de. Apresentação do dossiê Raça, gênero e Ensino de Ciências Sociais/Sociologia. Revista Café Com Sociologia, v. 13, n. 1, p. 1–4, 2024.

BOURDIEU, Pierre. Proposições para o ensino do futuro: Relatório do Collège de France (1985). In: VALLE, Ione Ribeiro; SOULIÉ, Charles. (Orgs.). Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da Educação. Florianópolis: Editora da UFSC, p. 235-266, 2019.

CIGALES, Marcelo; DOS SANTOS FILHO, Miguel; PEREIRA, Rosana da Silva. Dossiê - Ensino de Sociologia no Brasil (vol. 1): Apresentação. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 1–6, 2024.

GIDDENS, Anthony; SCOTT, Lash; BECK, Ulrich. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 2012.

GESTEIRA, Beatriz Muniz. Os discursos ideológicos sobre a inclusão da sociologia nas tramitações dos projetos de lei 3. 178/1997 e 1. 641/2003. In: MAÇAIRA, Julia; FRAGA, Alexandre (Orgs.). Saberes e práticas do ensino de sociologia. Rio de Janeiro: Autografia, 2018, p. 135-161.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LATOUR, Bruno. Onde aterrar - como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.

OLIVEIRA, Amurabi; FERNÁNDEZ, Antoni Santisteban. A ascensão dos populismos e a crise democrática: desafios para o ensino das ciências humanas e sociais hoje. Acta Scientiarum. Education, v. 46, n. 1, p-1-3, jan-dez, 2024.

SANTOS, Luane Bento dos. Intelectuais negras no ensino de Sociologia: agências negras na sala de aula. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 47–63, 2024.

Arquivos adicionais

Publicado

08/15/2024 — Atualizado em 09/10/2024

Versões

Como Citar

CIGALES, Marcelo; DOS SANTOS FILHO, Miguel; DA SILVA PEREIRA, Rosana. Apresentação. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/55231. Acesso em: 2 nov. 2024.