Apresentação
Downloads
Referências
AZEVEDO, Gustavo Cravo. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). Dissertação (mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. 2014.
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. São Paulo: Editora 34, 2011.
SANTOS, Luane Bento dos. Intelectuais negras no ensino de Sociologia: agências negras na sala de aula. Cadernos Da Associação Brasileira De Ensino De Ciências Sociais, 7(2), 47–63. 2024. Disponível em: https://cabecs.com.br/index.php/cabecs/article/view/477
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 1996.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio-Sociologia. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
BODART, Cristiano das Neves. O ensino de Sociologia para além do estranhamento e da desnaturalização: por uma percepção figuracional da realidade social. Latitude, Maceió-AL, Brasil, v. 14, n. Esp., p. 139–160, 2021.
BOURDIEU, Pierre. Proposições para o ensino do futuro: Relatório do Collège de France (1985). In: VALLE, Ione Ribeiro; SOULIÉ, Charles. (Orgs.). Pierre Bourdieu: uma sociologia ambiciosa da Educação. Florianópolis: Editora da UFSC, p. 235-266, 2019.
CIGALES, Marcelo; Dos Santos Filho, Miguel; PEREIRA, Rosana da Silva. Dossiê - Ensino de Sociologia no Brasil (vol. 1): Apresentação. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 1–6, 2024.
GIDDENS, Anthony; Scott, Lash; Beck, Ulrich. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 2012.
GESTEIRA, Beatriz Muniz. Os discursos ideológicos sobre a inclusão da sociologia nas tramitações dos projetos de lei 3. 178/1997 e 1. 641/2003. In: MAÇAIRA, Julia; FRAGA, Alexandre (Orgs.). Saberes e práticas do ensino de sociologia. Rio de Janeiro: Autografia,
, p. 135-161.
BODART, Cristiano das Neves, HONORATO, Maíra Marques de Santana; MORAES, Fabio Monteiro de. Apresentação do dossiê Raça, gênero e Ensino de Ciências Sociais/Sociologia. Revista Café Com Sociologia, 13(1), 1–4. 2024. Disponível em: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1488
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LATOUR, Bruno. Onde aterrar - como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.
OLIVEIRA, Amurabi; FERNÁNDEZ, Antoni Santisteban. (2024). A ascensão dos populismos e a crise democrática: desafios para o ensino das ciências humanas e sociais hoje. Acta Scientiarum. Education, 46(1), e70525. 2023.https://doi.org/10.4025/actascieduc.v46i1.70525 Epu
Downloads
Publicado
Versões
- 09/10/2024 (5)
- 09/08/2024 (4)
- 08/15/2024 (3)
- 08/15/2024 (2)
- 08/15/2024 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rosana da Silva Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.