“Enjoying a sound”: youth and music in everyday school life and in Sociology teaching in high school

Authors

Keywords:

youth, sociology, music, high school, teaching

Abstract

Taking sociability as a central dimension to think about young people, this presence at
school is communicated by youth cultures performed by identity groups expressed in
the consumption of cultural goods and the display of typical looks and behaviors.
Based on this, this work reflects on the dimension of youth from a double perspective:
on the one hand, academic research with the application of 1313 questionnaires and
11 focus groups with high school students in Ceará; and on the other, the experience
as a Sociology teacher in the public network, using music as a didactic strategy as a way of thinking about youth, in which we highlight the creation of a didactic sequence
called the Youth Cultures Seminar. By making the student himself reflect on youth
representations in past and present musical identity groups, added to empirical data,
it allowed understanding youth and their dialogues with social and theoretical
representations of what it means to “be young” and what possibilities for reflection the
sociological perspective takes place in everyday school life on the topic.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Muniz da Silva, Secretaria de Educação do Ceará (SEDUC)

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2013), com mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (2016) pela mesma instituição. É professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) no ensino médio e já foi professora supervisora do PIBID. Atualmente, é doutoranda em Sociologia na Universidade Federal do Ceará.

Irapuan Peixoto Lima Filho, Universidade de Ceará (UFC)

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestre (2004) e doutor (2010) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará, onde é professor associado no Departamento de Ciências Sociais, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio). É pesquisador do Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (Lepec).

References

ABRAMO, Helena W. Cenas juvenis: punks e darks no cenário urbano. São Paulo: Scritta,

ABRAMO, Helena W. A tematização social da juventude. Revista Brasileira de Educação, n.

-6. São Paulo, ANPED, 1997, pp.25-36. Disponível em:

http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-24781997000200004&script=sci_abstract.

Acesso em: 20 mar. 2023.

BECK, Ulrich. A reinvenção da política: rumo a uma teoria da modernização reflexiva. In:

GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich; LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição

e estética na ordem social moderna. São Paulo: Unesp, 1997, pp. 11-71.

BECKER, Howard S. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC,

BODART, Cristiano das Neves. O uso de letras de músicas nas aulas de Sociologia. Café com

Sociologia, Revista do professor e estudante de sociologia, vol. 1, ano 1, edição 1, nov. 2012.

Disponível em: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1.

Acesso em: 08 set. 2023.

BOURDIEU, Pierre. O mercado de bens simbólicos. In: A economia das trocas simbólicas. 3

ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.

BOURDIEU, Pierre. A juventude é apenas uma palavra. In: Questões de sociologia. Lisboa:

Fim de Século, 2003, pp. 151-162. Coleção Margens, v. 47.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11. edição. Campinas: Papirus,

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do

sistema de ensino. 6ª edição. Petrópolis: Vozes, 2013.

CAVALCANTE, Clara O.B. “Humanos Indireitos?”: modos de subjetivação de adolescentes

e jovens a quem se atribui o cometimento de ato infracional. 2020. Dissertação (Mestrado).

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará, 2020.

Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52221. Acesso em: 09 set. 2023.

CAMPOY, Leonardo C. Trevas sobre a luz: o underground do heavy metal extremo no Brasil.

São Paulo: Alameda/ ANPOCS, 2010.

CAMPOS, Luís Melo. A música e os músicos como problema sociológico. Revista Crítica de

Ciências Sociais, 78, out. 2007, p. 71-94. Disponível em:

https://journals.openedition.org/rccs/756?lang=en. Acesso em: 20 mar. 2023.

CEARÁ, Secretaria da Educação Básica. Documento curricular referencial do Ceará – Ensino

Médio. Fortaleza, SEDUC, 2021.

CLARKE, John; HALL, Stuart; JEFFERSON, Tony; POWELL, Rachel; ROBERTS, Brian.

“Estilo”. In: HALL, Stuart; JEFFERSON, Tony (eds.). Rituales de resistencia. Subculturas

juveniles en la Gran Bretaña de Posguerra. Madrid: Traficantes de Sueños, 2014, pp. 77-90.

DAYRELL, Juarez. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação, Minas

Gerais, n. 24, p. 40-52, out/dez 2003. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zsHS7SvbPxKYmvcX9gwSDty/?format=pdf. Acesso em: 02

jul. 2022.

DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo

Horizonte: UFMG, 2005.

DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo. Juventude e ensino médio: quem é este aluno que

chega à escola? In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla L. (orgs.). Juventude

e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: UFMG, 2014.

DIÓGENES, Glória M. dos S. Cartografias da cultura e da violência: gangues, galeras e o

movimento hip-hop. São Paulo: AnnaBlume, 1998. Coleção Outros Diálogos.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. Deporte y ócio en el proceso de la civilización. 3 ed.

México: FCE, 2014.

FEIXA, Carles. De jóvenes, bandas y tribus. 3 ed. 5. reimp. Barcelona: Ariel, 2012. Coleção

Antropología.

FEIXA, Carles; LECCARDI, Carmen. O conceito de geração nas teorias sobre juventude.

Revista Sociedade e Estado, Brasília, vol. 25, n.º 2, maio-ago. 2010, pp. 185-204. Disponível

em: https://www.scielo.br/j/se/a/QLxWgzvYgW4bKzK3YWmbGjj/. Acesso em: 30 abr. 2024.

FERREIRA, Martins. Como usar a música em sala de aula. 8 ed. São Paulo: Contexto, 2001.

Coleção Como Usar.

FRITH, Simon. Sound effects: Youth, leisure, and the politics of rock’n’roll. New York:

Pantheon, 1981.

GIDDENS, Anthony. Risco, confiança, reflexividade. In: GIDDENS, Anthony; BECK, Ulrich;

LASH, Scott. Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna.

São Paulo: Unesp, 1997, pp. 219-254.

GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

GOFFMAN, Erwing. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio

de Janeiro: Guanabara, 1988.

GONÇALVES, Danyelle Nilin. Jovens na política: animação e agenciamento do voto em

campanhas eleitorais. Campinas-SP: Pontes, 2009. Coleção Cultura & Política.

GUERRA, Paula; QUINTELA, Pedro. Culturas urbanas e sociabilidades juvenis

contemporâneas: um (breve) roteiro teórico. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1,

jan/jun, 2016, p. 193-217. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/5684.

Acesso em: 08 set. 2023.

GUERRA, Paula. A instável leveza do rock: génese, dinâmica e consolidação do rock

alternativo em Portugal. Porto: Afrontamento, 2013. Coleção Biblioteca das Ciências Sociais/

Sociologia, v. 88.

HERSCHMANN, Micael. O funk e o hip hop invadem a cena. 2. edição. Rio de Janeiro: Editora

UFRJ, 2005.

LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino de Sociologia?

In.: GONÇALVES, Danyelle Nilin (org.). Sociologia e juventude no ensino médio: formação,

PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes Editora, 2013.

LIMA FILHO, Irapuan P. Culturas juvenis e agrupamentos na escola: entre adesões e conflitos.

Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 45, n. 01, jan/jun. 2014, pp. 103-120. Disponível em:

http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2421. Acesso em: 20 mar. 2023.

LIMA FILHO, Irapuan P. A juventude como estética. Revista Coletiva, Recife, Número 17 |

set/out/nov/dez 2015, pp. 1-4. Disponível em: http://www.coletiva.org/index.php/artigo/ajuventude-como-estetica/. Acesso em: 20 mar. 2023.

LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Barulho nas ruas escuras: estilo de vida e redes sociais nos

agrupamentos roqueiros. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, vol. 109, maio 2016,

pp. 105-136. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/6239. Acesso em: 09 set.

LIMA FILHO, Irapuan P. Culturas juvenis no ensino médio: bens culturais e trocas simbólicas

em agrupamentos identitários. In: GONÇALVES, Danyelle N.; LIMA FILHO, Irapuan P.

(orgs.). Escola e universidade: encontros entre sociologia e educação [livro eletrônico].

Fortaleza: Imprensa Universitária, 2020. https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52734

LOPES, F. Willams R. (Des)continuidades na política de um currículo nacional: a Sociologia

nos arranjos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Brasil. Revista de Ciências

Sociais, Fortaleza, v. 52, n. 1, mar./jun., 2021, pp. 245-282. Disponível em:

http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/59993. Acesso em: 30 abr. 2024.

MAGNANI, J. Guilherme C.; SOUZA, Bruna M. de (orgs.). Jovens na metrópole: etnografias

de circuitos de lazer, encontro e sociabilidade. São Paulo: Terceiro Nome, 2007.

MANNHEIM, Karl. O problema sociológico das gerações. In: FORACCHI, Marialice M. (org).

Karl Mannheim: Sociologia. São Paulo: Ática, 1982, pp. 67-95. Coleção Grandes Cientistas

Sociais, vol. 25.

MEUCCI, Simone. Sociologia na educação básica no Brasil: um balanço da experiência remota

e recente. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo-RS, v. 51, n. 3, set. dez. 2015, pp. 251-260.

Disponível em:

https://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2015.51.3.02. Acesso

em: 09 set. 2023.

MOREIRA, Ana C.; SANTOS, Halinna; COELHO, Irene S. A música na sala de aula: a música

como recurso didático. Unisanta Humanitas, vol. 3, n.º 1, 2014, pp. 41-61.

NOVAES, Regina. Entre juventudes, governos e sociedade (e nada será como antes...). In:

PAPA, Fernanda de C.; FREITAS, M. Virgínia (orgs.). Juventude em pauta: políticas públicas

no Brasil. São Paulo: Peirópolis, 2011.

NÓVOA, André. Músicos em movimento: mobilidades e identidades de uma banda na estrada.

Lisboa: ICS, 2011. Coleção Breve Antropologia.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes; COSTA, Ricardo C.R. Sociologia para jovens do século XXI.

Imperial Novo Milênio, 2016.

PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 2003.

PAIS, José Machado. Bandas de garagem e identidades juvenis. In: COSTA, M.R. da; SILVA,

E.M. da (org.). Sociabilidade juvenil e cultura urbana. São Paulo: Educ, 2006.

PAIS, José Machado. Cotidiano e Reflexividade. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n.

, p. 23-46, jan./abr. 2007. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/es/a/THhNxqcBpnjzjxQmsb4RBbb/. Acesso em: 30 mar. 2023.

PAIS, José Machado. Círculo dos afetos juvenis: identidades, relacionamentos e imagens de si.

In.: GARBIN, Elisabete Maria; PRATES, Daniela M. A. (orgs.). Juventudes contemporâneas:

emergências, convergências e dispersões. 1ª edição. Porto Alegre: CirKula, 2020.

PAULO, Maria de Assunção Lima de. As construções das identidades de jovens rurais na

relação com o meio urbano em um pequeno município. 2010. Tese (Doutorado). Programa de

Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010. Disponível

em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/9589. Acesso em: 09 set. 2023.

ROJEK, Chris. Pop music, pop culture. Cambridge: Polity Press, 2011.

ROSZAK, Theodor. A contracultura: reflexões sobre a sociedade tecnocrática e a oposição

juvenil. Petrópolis-RJ: Vozes, 1972.

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. 5

ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.

SEREN, Lucas. Gosto, música e juventude. São Paulo: AnnaBlume, 2011.

SIMMEL, Georg. A metrópole e a vida mental. In: VELHO, Otário (org.). O fenômeno urbano.

Rio de Janeiro: Zahar, 1967, pp. 10-23.

SILVA, Bruna M.; LIMA FILHO, Irapuan P. Sociologia e música: estratégicas teóricodidáticas no ensino médio. In: OLIVEIRA, Rosemary; CARLEIAL, Adelita N. (orgs.).

Sociologia na Escola Média: metodologias de ensino em foco. Teresina: EdUFPI, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

RODRIGUES, Lorena da S.; VIEIRA, Ma. Hermínia C. Vai Ser Sal, Pivete: variação, atitudes

e identidade cultural no falar da comunidade de prática dos pirangueiros de Fortaleza. In:

VIANA, Rakel Beserra de M.; RODRIGUES, Lorena da S.; PONTES, Valdeci de O.;

CARVALHO, Hebe M. de. (orgs.). Estudos em sociolinguística variacionista e

sociofuncionalismo. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, pp. 165-180.

VIANNA, Hermano (org.). Galeras cariocas: territórios de conflitos e encontros culturais. Rio

de Janeiro: UFRJ, 1997.

ZANETTI, Hermes. Juventude e revolução: uma investigação sobre a atitude revolucionária

juvenil no Brasil. Brasília: EdUnB, 2001.

Published

2024-08-15 — Updated on 2024-09-08

Versions

How to Cite

SILVA, Bruna Muniz da; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. “Enjoying a sound”: youth and music in everyday school life and in Sociology teaching in high school. Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 60–87, 2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50786. Acesso em: 21 nov. 2024.