“Curtindo um som”: juventude e música no cotidiano escolar e no ensino de Sociologia na educação básica
Palavras-chave:
juventudes, sociologia, música, escola, ensinoResumo
Tomando a sociabilidade como dimensão central para pensar as juventudes, tal presença na escola é comunicada pelas culturas juvenis performadas pelos agrupamentos identitários expressos no consumo de bens culturais e na ostentação de visuais e comportamentos típicos. A partir disso, este trabalho reflete sobre a dimensão da juventude sob um duplo olhar: de um lado, a pesquisa acadêmica com a aplicação de 1313 questionários e 11 grupos focais com estudantes de ensino médio no Ceará; e de outro, a experiência como docente de Sociologia na rede pública, usando música como estratégia didática como modo de pensar sobre as juventudes, no que destacamos a criação de uma sequência didática chamada Seminário Culturas Juvenis. Colocando o próprio estudante a refletir sobre as representações juvenis em agrupamentos identitários musicais do passado e do presente, somado aos dados
empíricos, permitiu compreender as juventudes e seus diálogos com as representações sociais e teóricas do que é “ser jovem” e que possibilidades de reflexão o olhar sociológico enseja no cotidiano escolar sobre o tema.
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