Mulheres na Ciência e ensino remoto

uma experiência das mestrandas em Sociologia da Universidade de Brasília

Autores

Palavras-chave:

Mulheres e Ciência, Autoestima Intelectual, Ensino Remoto, Mestrado, Universidade de Brasília.

Resumo

Este trabalho aborda as relações de gênero na Ciência e os efeitos do ensino remoto em contexto pandêmico. Em especial, pensou-se na saúde mental das mulheres e nos impactos que um padrão e uma expectativa do que é “ser cientista” operam nelas, até mesmo em termos de produção científica. Para tal intento, foi aplicado um questionário online para os ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília do primeiro semestre letivo de 2021 e, posteriormente, um grupo focal apenas com as mulheres dentro deste universo. O questionário aponta para uma maior delegação de atividades para aqueles que proveem para o lar, em sua maioria estudantes negros, e para uma geral piora na saúde mental durante a pandemia, em que atividades ficam sobrepostas. De modo geral, o ambiente acadêmico pode não ser inclusivo para as mulheres, pessoas negras e de classes menos favorecidas. Isso foi ressaltado nos relatos colhidos no grupo focal através de questões relacionadas à sala de aula virtual. 

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Biografia do Autor

Andressa Vieira Palmeira, Mestra em Sociologia pelo PPGSOL/UNB

Mestra em Sociologia. Graduada em Ciências Sociais - licenciatura e em Sociologia - bacharelado pela Universidade de Brasília (UnB). Na graduação, venceu o Prêmio Destaque de Iniciação Científi ca em 2019 e a monografi a foi na temática de “mulheres na ciência”. Atualmente, é mestranda em Sociologia na mesma universidade e pesquisa dinâmicas de reconhecimento das pesquisadoras de ciências sociais no contexto acadêmico. E-mail: avpalmeira.98@gmail.com



Thayná Rodrigues Cunha Porto, PPGSOL/UNB

Mestranda em Sociologia. Graduada em Ciências Sociais - licenciatura e bacharelado pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora do laboratório GENPOSS - Grupo de estudos e Pesquisa sobre Gênero, Política Social e Serviços Sociais. Mestranda em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da UnB, pesquisa migrações e gênero. 


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Publicado

08/02/2023

Como Citar

VIEIRA PALMEIRA, Andressa; RODRIGUES CUNHA PORTO, Thayná. Mulheres na Ciência e ensino remoto: uma experiência das mestrandas em Sociologia da Universidade de Brasília . Pós - Revista Brasiliense de Pós-Graduação em Ciências Sociais, [S. l.], v. 18, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistapos/article/view/50347. Acesso em: 12 maio. 2024.