Legados de Lélia Gonzalez:

a teoria social mobilizando afetos, re-existências e pertencimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10467043

Palavras-chave:

Brasil, Contra-colonização, Estudante universitario, Intelectual, Lélia Gonzalez, Universidade

Resumo

O presente trabalho propõe-se a investigar a presença e re-existência da intelectual Lélia Gonzalez (1935-1994) no contexto acadêmico brasileiro no que toca sua apropriação epistemológica, política e afetiva entre estudantes universitários/as. A pesquisa, de tipo qualitativa, foi realizada através de questionários e entrevistas com estudantes de graduação e pós-graduação, os quais permitiram analisar de que modo o pensamento da autora está sendo recepcionado, debatido, percebido. A despeito da tentativa de invisibilização da autora por parte do projeto eurocêntrico e racista de conhecimento, os relatos das/os estudantes convergiram com o cenário de (re)existência estabelecidos por uma rede de forças, contra o epistemicídio, atuantes dentro e fora da universidade, que não permitem que o legado e relevância de Gonzalez seja relegado ao esquecimento.

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Biografia do Autor

Elen Cristina Ramos dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGS/UFRGS (CAPES 7). Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharel em Sociologia pela mesma instituição. Possui experiência em pesquisas e projetos na área da Sociologia, com interesse pelos seguintes temas: relações raciais e racismo, intelectualidade negra, ações afirmativas, teorias pós-coloniais e decoloniais, relações de gênero.

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Publicado

2023-04-30

Como Citar

Ramos dos Santos, E. C. (2023). Legados de Lélia Gonzalez: : a teoria social mobilizando afetos, re-existências e pertencimentos . Revista Do CEAM, 9, 165–191. https://doi.org/10.5281/zenodo.10467043