COVID-19 e o contexto da pandemia

planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar

Autores

  • Germana Menezes da Nóbrega Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação,
  • Ana Júlia Pedreira Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica
  • Wilsa Maria Ramos Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento
  • Thalita Quatrocchio Liporini Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica
  • Fernando William Cruz Universidade de Brasília, Faculdade do Gama

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.3955411

Palavras-chave:

Jovens agentes, Interdisciplinaridade, COVID-19, IBL, Coronavírus, Metodologia ativa, PBL, TDIC

Resumo

Na pandemia da Covid-19, as distintas gerações têm enfrentado de forma diferente as mudanças que impactam e influenciam subjetivamente e singularmente cada pessoa pela sua história de vida. Aos jovens, o isolamento social, principal estratégia para conter a disseminação da Covid-19, demanda uma atenção especial. Considerando a necessidade de envolver os jovens e trazê-los para a discussão dos desafios e as tomada de decisões nesse momento inusitado da humanidade, planejamos um projeto interdisciplinar que tem por objetivo propiciar aos jovens conhecimentos dos processos históricos, conceituais, operativos do vírus e da pandemia, bem como de suas consequências nas áreas social, saúde, educacional, comunitária, comunicacional, empoderando-os como agente social em sua comunidade. O artigo descreve o processo de concepção e desenvolvimento de metodologia interdisciplinar, aprendizagem baseada em investigação (IBL), aprendizagem baseada em problemas (PBL) e o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). A metodologia proposta busca inovar na construção dos conhecimentos oportunizando aos jovens participantes uma atuação ativa e informativa podendo influenciar pessoas de sua comunidade.

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

Nobrega, G., Pedreira, A., Ramos, W., Liporini, T., & Cruz, F. (2020). COVID-19 e o contexto da pandemia: planejamento e implantação de uma Unidade de Aprendizagem Interdisciplinar. Revista Do CEAM, 6(1), 64–83. https://doi.org/10.5281/zenodo.3955411

Edição

Seção

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