Paulistas em Punta del Este:

ascensão e consolidação das imagens do destino através do jornal Folha de São Paulo (1997 - 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v13i1.54741

Resumo

Este artigo estuda as transformações da imagem de Punta del Este (PdE) a partirde uma caracterização dos atributos tornados relevantes para o lugar, bem como a formacomo é convidado a olhá-lo como destino, segundo o projetado pelo jornal brasileiro Folhade São Paulo (FdSP) entre os anos 1997 e 2020. Acompanha-se um período deconsolidação internacional do destino uruguaio, a partir de um veículo de imprensa ligado aum dos principais focos geográficos para a expansão deste, o Sudeste do Brasil. Nessesentido, o estudo é realizado por meio de uma categorização exaustiva das mençõesjornalísticas ao PdE, com base na técnica de análise de conteúdo documental. Revela-seque para o período entre 1997 e 2007 prevalece uma visão modernizadora do PdE comocidade litorânea, através de uma imagem em torno de status elevado com infraestruturas dehospitalidade e sociabilidade. Assim como se identifica que, de 2008 a 2020, a perspectivaanterior convive com um crescente olhar coletivo brasileiro diante do aumento dos fluxosregionais em sua direção, ao mesmo tempo em que são evocados elementos rurais, bemcomo a sofisticação rústica e os sinais de prestígio do aumento do spa. O que mostra umaprogressiva diversificação da imagem puntaestenha além de um fortalecimento da hierarquiado local, consequência da atuação de agentes estatais e privados, ligados especialmenteaos serviços de hotelaria de alto padrão, além de melhorias na infraestrutura e expansão deconexões aéreas, terrestres e fluviais, entre outros aspectos como a articulação com osdestinos nacionais de Montevidéu e Colônia. Em suma, PdE demonstra um processoascendente de reconhecimento entre as camadas médias-altas e altas do Sul e Sudeste doBrasil, leitores da FdSP.

Downloads

Referências

Bardin, L. (1995). Análise de conteúdo. Edições 70.Bourdieu, P. (2000). Sobre el poder simbólico. En Intelectuales, política y poder (pp. 65-73). Eudeba.Bourdieu, P. (2002). La distinción. Criterio y bases sociales del gusto. Taurus.Brazilian Media. (2015, 14 de julio). Embassy of Brazil in London. Recuperado de http://www.brazil.org.uk/press/brazilian-media.html.Cajarville, D. (2023). Uruguay a través de Punta del Este: miradas extranjeras en torno a un destino emisario, aproximaciones desde Brasil. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 13(2), 144–172.Campodónico R., Demasi, E., Buere, G., & Ángelo, G. (2021). Uruguay turístico: entre imágenes y discursos (1960-2002). CSIC/Udelar.Campodónico R., & Ángelo, G. (2019). El significado de la imagen de Punta del Este en la construcción del país turístico (1960-2002). En R. Travé y C. Milano (Coords.), De dos orillas: imagen y experiencia en el turismo (pp. 83-105). PASOS, RTPC.Campodónico R., Ángelo, G., & Chalar, L. (2014). Punta del Este: su centralidad en el imaginario uruguayo. Ponencia presentada en el Congreso Internacional de Investigación Turística, Bogotá.D'Ambrosio, L. (2017). La experimentación perceptual de la costa y el mar: un estudio con surfistas, biólogos y pescadores artesanales. Tessituras, 5(1), 29-55.Días Bonsanto, A. (2019). Da modernização à autoridade: a grande imprensa brasileira, entre a ditadura e a democracia – Folha de S. Paulo e O Globo, 1964-2014. Opin. Pública, 25(3), 472-494.Díaz Pellicer, L. (2012). El turismo receptivo en Uruguay (1930-1986). Documento de Trabajo Nº 27. Facultad de Ciencias Sociales - Universidad de la República.Dinnie, K. (2008). Nation Branding. Concepts, Issues, Practice. Elsevier.Goidanich, O. (1993). A saga do turismo no Rio Grande do Sul. En H. A. Flores (Ed.), Turismo no RS 50 anos de pioneirismo no Brasil (pp. xx-xx). EDIPUCRS.

INE. (2021). Series históricas - Turismo. Recuperado de https://www.ine.gub.uy/turismo

Meio e Mensagem. (2020, 21 de enero). Circulação dos maiores jornais do País

cresce em 2019. Recuperado de https://l1nq.com/dwAgS

Nadeau, J., Heslop, L., O’Reilly, N., & Luk, P. (2008). Destination in a country image context.

Annals of Tourism Research, 35(1), 84-106.

Silva, R., & Gelabert, L. (2011). Uruguay Natural: La Diferenciación de un destino turístico

emergente. Instituto de Empresas, Fundación OMT - Themis, Ministerio de Turismo y

Deporte de Uruguay.

Siqueira, D., & Siqueira, E. (2016). O imaginário da diferença: identidade e etnocentrismo na

publicidade sobre o Brasil. Revista Famecos, 23(3).

Sheller, M., & Urry, J. (2004). Places to Play, Places in Play. En M. Sheller y J. Urry (Eds.),

Tourism Mobilities: Places to Play, Places in Play. Routledge.

Trochón, Y. (2017). Punta del Este: el edén oriental. Fin de Siglo.

Urry, J. (2004). La mirada del turista. Universidad de San Martín de Porres.

Urry, J. (2005). La cambiante economía de la industria del turismo. Turismo y Patrimonio,

Nº. 4, 103.

Urry, J., Sheller, M., & Hannam, K. (2006). Mobilities, Immobilities and Moorings. Mobilities,

(1), 1-22.

Urry, J. (2002). The Tourist Gaze (2nd ed.). Sage Publications.

Urry, J., & Larsen, J. (2011). The Tourist Gaze 3.0. Sage Publications.

Urry, J. (2016). Globalizando o olhar do turista. Revista Plural, 23(2), 142-155.Cenário, Brasília,V13(1), e-54741, 2025Notas de prensa"30 destinos que você precisa conhecer em 2016; a Ilha Grande, no RJ, está entre eles." (2015, 28 de octubre). Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://l1nk.dev/Hea6h"África do Sul: Surfistas radicalizam atmósfera de Jeffrey's Bay." (2005, 23 de junio). Folha de São Paulo [online]. Recuperado de: https://acesse.one/aA5zn"'Agora se escuta português em todas as esquinas'." (2012, 12 de febrero). Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://acesse.one/j5JfGBergamo, M. (2012, 7 de enero). Curto-circuito. Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/18617-monica-bergamo.shtml“Brasileiros invadem Punta del Este”. (2023, 29 de diciembre). Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://encurtador.com.br/sD7LC"Brasileiros endinheirados invadem Punta del Este, diz 'La Nación'." (2006, 4 de enero). Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://encurtador.com.br/E33OfColombo, S. (2012, 12 de febrero). Argentino mira brasileiros no Uruguai. Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://encurtador.com.br/NuekIColombo, S. (2013, 20 de enero). 'Roubos VIP' marcam o verão em Punta. Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://encurtador.com.br/am92U"Costa leste uruguaia se consolida como destino de milionários." (2012, 15 de febrero). Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://encurtador.com.br/ZmF10Fernandes, V. (2023, 15 de julio). A estratégia do maior cassino da América Latina para enfrentar Las Vegas. Forbes Brasil [online]. Recuperado de https://l1nq.com/FtbNGFrederico, C. (2000a, 4 de septiembre). Praia do Bikini abriga topless. Folha de São PauloCajarville,15

[online]. Recuperado de

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx0409200014.htm

Frederico, C. (2000b, 4 de septiembre). Punta invade o mar com glamour dos anos 30.

Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://acesse.one/yu5rx

Frias, M. C. (2012, 30 de diciembre). Município pernambucano recebe bairro planejado.

Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://acesse.one/wAoGv

"Grupo Fasano vai investir US$ 100 mi em turismo no Uruguai" (2008, 20 de julio). Folha de

São Paulo [online]. Recuperado de https://acesse.one/76qVO

"Invasão bárbara': Em Míconos, fica pelado quem quer, pode se dar ao luxo ou tem juízo."

(2013, 26 de septiembre). Folha de São Paulo [online]. Recuperado de

https://l1nk.dev/A9p5t

Küchler, A. (2011, 30 de enero). Paulistanos invadem Punta neste verão. Folha de São

Paulo [online]. Recuperado de https://l1nk.dev/2op9h

Magalhães, M. (2004, 9 de diciembre). Geografia dá ar da graça em Punta del Este. Folha

de São Paulo [online]. Recuperado de https://l1nk.dev/cHjOc

Melo, J. (2011, 17 de noviembre). Chef argentino demonstra técnicas em praça uruguaia.

Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://l1nk.dev/wm7qP

Mota, D. (2013, 31 de enero). Zuckerberg e Ronaldo estão entre os habitués de Punta.

Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://l1nk.dev/uZ371

"Noite feliz: No exterior, escolhas têm neve, cassino e parques." (2004, 25 de noviembre).

Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://l1nk.dev/yW832

"Praias de Florianópolis (SC) investem em Réveillon de luxo." (2011, 19 de diciembre).

Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://l1nk.dev/Iw7aQ

"Reconstruida, Agadir tem praia, exotismo e balada." (2010, 29 de julio). Folha de São Paulo

[online]. Recuperado de https://www1.folha.uol.com.br/fsp/turismo/fx2907201007.htm

Santos Mendes, E. (2012, 15 de marzo). Praias fluviais do rio da Prata são atrativos no

verão; Cidade Velha concentra patrimônio histórico da metrópole. Folha de São

Paulo [online]. Recuperado de https://l1nk.dev/PChz8

"Uruguai atrai com compras, prédios históricos e parilladas" (2009, 17 de setiembre). Folha

de São Paulo [online]. Recuperado de https://acesse.one/Jnd8J

Vasques, D. (2013, 7 de diciembre). Com preço alto no país, brasileiro de alta renda mira

imóvel no exterior. Folha de São Paulo [online]. Recuperado de

https://acesse.one/794Vx

"Viajar para casar longe de casa é opção para quem quer fugir do tradicional." (2016, 28 de

febrero). Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://acesse.one/bHDFL

“Vizinho em alta" (2013, 31 de enero). Folha de São Paulo [online]. Recuperado de

https://acesse.one/Z2yrk

Zonta, N. (2010, 6 de diciembre). Um olhar inédito sobre hotéis paulistanos de superluxo.

Folha de São Paulo [online]. Recuperado de https://l1nk.dev/Wvdky

Publicado

01-04-2025

Como Citar

Cajarville, D. (2025). Paulistas em Punta del Este: : ascensão e consolidação das imagens do destino através do jornal Folha de São Paulo (1997 - 2020). Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território , 13(1), e-54741. https://doi.org/10.26512/rev.cenario.v13i1.54741

Edição

Seção

Artigos