Terreiro fora do Terreiro: candomblé do samba ao funk e o “rito de passá”

Auteurs-es

  • Marcel Marques Grupo Fayola Odara - Universidade de São Paulo (USP). Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura - Universidade de Sorocaba (UNISO)

DOI :

https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v7i1.49593

Mots-clés :

Geração Tombamento, Representatividade Negra, Moda Afro-brasileira, Mc Tha, Rito de Passá

Résumé

Esta pesquisa tem como fim estudar as características de moda que a Geração Tombamento apresenta, além de identificar os desejos e anseios estéticos desse movimento negro formado por jovens das periferias espalhadas pelo país. Através do pensamento de distintos autores, este trabalho mostra as distintas formas de desvalorização que o povo negro enfrenta ao viver em um país onde os padrões estéticos europeus que predominam, estão distantes da realidade da maioria da população, dando espaço assim para movimentos que pretendem se posicionar e alcançar representatividade na mídia. Para aprofundar na estética do tombamento, este artigo conta com a análise das imagens de divulgação do disco “Rito de Passá” da Mc Tha, onde o Funk Ostentação se funde com a Umbanda. Com diferentes elementos a artista mostra sua ancestralidade e promove um “tombamento” nos padrões estéticos brasileiros.

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Publié-e

2023-07-09

Comment citer

Marques, M. (2023). Terreiro fora do Terreiro: candomblé do samba ao funk e o “rito de passá”. Revista Calundu, 7(1). https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v7i1.49593