Terreiro fora do Terreiro: candomblé do samba ao funk e o “rito de passá”
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistacalundu.v7i1.49593Keywords:
Geração Tombamento, Representatividade Negra, Moda Afro-brasileira, Mc Tha, Rito de PassáAbstract
Esta pesquisa tem como fim estudar as características de moda que a Geração Tombamento apresenta, além de identificar os desejos e anseios estéticos desse movimento negro formado por jovens das periferias espalhadas pelo país. Através do pensamento de distintos autores, este trabalho mostra as distintas formas de desvalorização que o povo negro enfrenta ao viver em um país onde os padrões estéticos europeus que predominam, estão distantes da realidade da maioria da população, dando espaço assim para movimentos que pretendem se posicionar e alcançar representatividade na mídia. Para aprofundar na estética do tombamento, este artigo conta com a análise das imagens de divulgação do disco “Rito de Passá” da Mc Tha, onde o Funk Ostentação se funde com a Umbanda. Com diferentes elementos a artista mostra sua ancestralidade e promove um “tombamento” nos padrões estéticos brasileiros.
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