Sobre o Lugar da Lógica na Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4385Palavras-chave:
Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Lógica, Ensino MédioResumo
Sintetiza parte da pesquisa que a autora vem desenvolvendo sobre a possibilidade de ministrar conteúdos lógicos sob um viés essencialmente informal. Por conseguinte, procura fundamentar a importância da inclusão de conceitos de lógica no Ensino Médio.
Downloads
Referências
BERNARDO, Gustavo. Educação pelo argumento. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ciências humanas e suas tecnologias / Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3. Brasília: MEC/SEB, 2006.
Da COSTA, Newton C. A. Lógica indutiva e probabilidade. São Paulo: Hucitec: Editora da Universidade de São Paulo, 1993.
FISHER, Alec. A lógica dos verdadeiros argumentos. Tradução de Rodrigo Castro. São Paulo: Novo Conceito Editora, 2008.
LORIERI, Marcos Antonio. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. ”“ (Coleção Docência em Formação)
NOLT, John; ROHATYN, Dennis. Tradução de Mineko Yamashita; revisão técnica de Leila Zardo Puga. São Paulo: McGraw-Hill, 1991. ”“ (Coleção Schaum)
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: do humanismo a Descartes. Vol. 3. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulinas, 2004.
ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e Currículo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
SALMON, Wesley C. Lógica. Tradução de A. Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2002.
WALTON, Douglas. Lógica informal. Tradução de A. L. R. Franco e C. A. L. Salum. São Paulo: Martins Fontes, 2006.