ATRAVESSAR UMA QUESTÃO E COMPARTILHAR A ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35131Palavras-chave:
Formação Docente, Ensino de Filosofia, PROF-FILOResumo
No texto, compartilho a preparação e o desenvolvimento da disciplina Tópicos específicos de Filosofia e seu Ensino no Núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Não pretende ser um mero relato, pois não se trata apenas de por meio de um exercício de memória recuperar fatos. Compartilho as escolhas e as direções que a questão-chave do curso foi indicando, os seus atravessamentos e acontecimentos. Compartilho o que recebi dos alunos, de outros olhares e de outras rotas traçadas por aqueles que também atravessam as questões postas pela Filosofia e pelo Ensino de Filosofia. O curso de Tópicos específicos de filosofia e seu ensino foi pensado em dois momentos: colocar uma questão e ler e escrever como modos de atravessar a questão. Compartilho o trabalho formativo que tentei desenvolver e que passa por prestar atenção e se dispor a escutar o que outros estão fazendo, pensando e escrevendo. Nesse sentido, busco incluí-los no processo formativo que tento desenvolver. Por outro lado, o curso não aconteceria sem a partilha singular dos próprios alunos que atravessaram a questão”“chave com indicações de leituras e com a própria escrita.
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