ATRAVESSAR UMA QUESTÃO E COMPARTILHAR A ESCRITA

Auteurs-es

  • José Teixeira Neto

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35131

Mots-clés :

Formação Docente, Ensino de Filosofia, PROF-FILO

Résumé

No texto, compartilho a preparação e o desenvolvimento da disciplina Tópicos específicos de Filosofia e seu Ensino no Núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Não pretende ser um mero relato, pois não se trata apenas de por meio de um exercício de memória recuperar fatos. Compartilho as escolhas e as direções que a questão-chave do curso foi indicando, os seus atravessamentos e acontecimentos. Compartilho o que recebi dos alunos, de outros olhares e de outras rotas traçadas por aqueles que também atravessam as questões postas pela Filosofia e pelo Ensino de Filosofia. O curso de Tópicos específicos de filosofia e seu ensino foi pensado em dois momentos: colocar uma questão e ler e escrever como modos de atravessar a questão. Compartilho o trabalho formativo que tentei desenvolver e que passa por prestar atenção e se dispor a escutar o que outros estão fazendo, pensando e escrevendo. Nesse sentido, busco incluí-los no processo formativo que tento desenvolver. Por outro lado, o curso não aconteceria sem a partilha singular dos próprios alunos que atravessaram a questão”“chave com indicações de leituras e com a própria escrita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

José Teixeira Neto

Professor Adjunto IV, com dedicação exclusiva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Curso de Filosofia do Campus Caicó-CaC e Professor do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO/UERN

Références

AZEVEDO JÚNIOR, A. Sobre a prática filosófica: Gilles Deleuze professor. 2019. (Não publicado). Artigo apresentado no componente curricular Tópicos específicos de Filosofia e seu Ensino no Núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Caicó-RN, 2019.

BADIA, D.; OLIVEIRA, P. Entre a filosofia e a vida: o que é possível pensar e aprender com o projeto existencial de Michel Onfray?. Revista Sul-Americana de Filosofia da Educação-RESAFE. n. 27 (2016): nov. 2016/abr. 2017, p. 59-68. Disponível em: https://periodicos. unb.br/index.php/resafe/article/view/4878. Acesso em: 2020.

BARROS, M. O menino que carregava água na peneira; O apanhador de desperdícios e O livro sobre nada. In. LEITE,C. Os dez melhores poemas de Manoel de Barros. Revista Bula. Disponível em: https://www.revistabula.com/2680-os-10-melhores-poemas-de-manoel-de-barros/. Acesso em: 07 mar. 2020.

BIESTA, G. Contra a Aprendizagem - Recuperando uma linguagem para a educação numa era da aprendizagem. In: BIESTA, G. Para além da aprendizagem - Educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CARVALHO, F. A docência como questão filosófica: entre o esquecimento de si e a parresia. Trilhas Filosóficas. Caicó, ano 12, n. 1, 2019, p. 27-43. Dossiê Introdução à Filosofia e Filosofia do Ensino de Filosofia. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/ RTF/article/view/23/19. Acesso em: 06 mar. 2020.

CEPPAS, F. Desencontros entre ensinar e aprender filosofia, Revista Sul-Americana de Filosofia da Educação-RESAFE. n. 15 (2010): nov. 2010/abr. 2011 2011.

CERLETTI, A. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2009. ”“ (Coleção Ensino de Filosofia).

CIRINO, M. Vazio: condição da experiência-formação. In: VIII Seminário Internacional. As Redes e as Tecnologias: Movimentos Sociais e a Educação - (Junho/2015). ISBN 978-85-8427-027-9. CD ROM. Eixo 4: Estudos da infância e da juventude. Universidade do Estado do Rio de Janeiro-UERJ. 08 a 11 de junho de 2015. Disponível em: http:// www.seminarioredes.com.br/viiiredes/adm/diagramados/TR220.pdf. Acesso em 07 mar. 2020.

DELEUZE, G. P de professor. In. DELEUZE, G. O abecedário de Gilles Deleuze. Entrevista concedida a Clair Parnet, 1988. Transcrição integral do vídeo, para fins meramente didáticos. Disponível em: http://stoa.usp.br/prodsubjeduc/files/262/1015/Abecedario+G.+Deleuze.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.

GALEFFI, D. Para que serve ensinar filosofia na educação disciplinar? Projeto/invenção da aprendizagem filosófica no educar transdisciplinar. Ideação. Edição especial, 2017, p. 19-50. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/article/view/2985/2371. Acesso em: 08 mar. 2020.

GALEFFI, D. Anticoncepção de ensino de filosofia para a educação básica global: a aprendizagem filosófica dialógica transdisciplinar. Global Education Magazine. Disponível em: http://www.globaleducationmagazine.com/anticoncepcao-de-ensino-de-filosofia-para-educacao-basica-global-aprendizagem-filosofica-dialogica-transdisciplinar/. Acesso em: 08 mar. 2020.

GALLO, S. O aprender em múltiplas dimensões. Perspectivas de Educação Matemática. Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul (UFMS). Volume 10, número 22 ”“ Seção Temática ”“ 2017. http://www.edumat.ufms.br/

GALLO, S. O ensino da filosofia e o pensamento conceitual. In. CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele. Filosofia e formação. Volume 1. Cuiabá-MT: Central do Texto, 2013, p. 205-215.

GIMBO, F. Emancipação intelectual e democracia: para uma filosofia crítica da educação a partir de Jacques Rancière e Paulo Freire. Griot: Revista de Filosofia v .16, n.2, dezembro/2017, p. 270-284.

GRISOTTO, A. Filosofia da diferença: apontamentos em torno da aprendizagem do pensamento em filosofia. ETD ”“ Educ. Tem. Dig., Campinas, v.14, n.1, p.179-198, jan./jun. 2012, p. 179-198.

KAHLMEYER-MERTENS, R. educação e singularidade: ideias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas. Princípios. Natal, v 15, n. 24, jul./dez. 2008, p. 209-223.

KAHLMEYER-MERTENS, R. Heidegger educador: acerca do aprender e do ensinar. APRENDER - Cad. de Filosofia e Psic. da Educação. Vitória da Conquista Ano III n. 4 p. 161-171 2005

KOHAN, W. Antinomias para pensar o ensino da filosofia. In. CARVALHO, Marcelo; CORNELLI, Gabriele. Filosofia e formação. Volume 1. Cuiabá-MT: Central do Texto, 2013, p. 183-192.

KOHAN, W. Sócrates & a Educação: o enigma da filosofia. Tradução Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

KOHAN, W. O enigma paradoxo de aprender-ensinar filosofia. In. KOHAN, Walter. Filosofia: O paradoxo de aprender e ensinar. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009, p. 67 ”“ 91.

KOHAN, W. Infância de um ensinar e aprender (J. Rancière). KOHAN, Walter. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 181-205.

KOHAN, W. O. Perspectivas Atuais do Ensino de Filosofia no Brasil. In: FÁVERO, A. A.; RAUBER, J. J.; KOHAN, W. O. (Org.). Um olhar sobre o ensino de filosofia. Unijuí: Editora UNIJUÃ, 2002, p. 21-40.

MEDEIROS, J. “Exercícios emancipatórios” para uma aprendizagem da filosofia no ensino médio a partir de O mestre ignorante de Jacques Rancière. 2019. (Não publicado). Artigo apresentado no componente curricular Tópicos específicos de Filosofia e seu Ensino no Núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Caicó-RN, 2019.

NEUSCHARANK, A; OLIVEIRA, M. Encontros com signos: possibilidades para pensar a aprendizagem no contexto da educação. Educação, Santa Maria, v. 42, n. 3, p. 585-596, set./dez. 20172017.

OLIVEIRA, R; CASTRO FILHO, C. Ortega y Gasset: uma possível contribuição para o ensino na atualidade. Revista de Ciências Humanas. V 17, n. 29, p.66-87, Dez. 2016. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2207. Acesso em 14 jul. 2019.

ORTEGA y GASSET, J. Sobre o estudar e o estudante. In. Quatro textos excêntricos. Lisboa: Relógio D’água Editores, 2000, p.87-103.

PEREIRA, J. Concepção de Filosofia e seu Ensino: A Filosofia como remédio à massificação educacional. 2019. (Não publicado). Artigo apresentado no componente curricular Tópicos específicos de Filosofia e seu Ensino no Núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Caicó-RN, 2019.

PINTO, S; SANTOS, G. Experiência e aprendizagem no ensino de filosofia. Filogênese. Vol. 6, nº 2, 2013, p. 133-147. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/ RevistasEletro-nicas/FILOGENESE/silmaraegenivaldo.pdf. Acesso em: 08 mar. 2020.

SANTOS, R. Sobre a aprendizagem na filosofia. 2019. (Não publicado). Artigo apresent-do no componente curricular Tópicos específicos de Filosofia e seu Ensino no Núcleo do Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN. Caicó-RN, 2019.

SEVERINO, A. A filosofia na formação do jovem e a ressignificação de sua experiência existencial. (s/d). Disponível em: https://filosofiapibidufabc.files.wordpress.com/2011/09/ severino.pdf. Acesso em 28.08.2019. Acesso em: 08 abr. 2020.

SILVA, F. A dialética socrática e a relação ensino-aprendizagem. Ciências & Cognição 2011; Vol 16 (1): 058-074, p. 58-74. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/ in-dex.php/cec/article/download/381/476. Acesso em: 08 abr. 2020.

SOFISTE, J. Sócrates e o ensino da filosofia. Investigação dialógica: uma pedagogia para docência de filosofia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

STROUD, B. O que é a filosofia? SKÉPSIS, ISSN 1981-4194, ANO IX, No. 13, 2015, p. 1-17. Tradução: Israel Vilas Bôas; Revisão: Plínio Junqueira Smith. Disponível em: http://philosophicalskepticism.org/wp-content/uploads/2016/07/1-Barry-Stroud-O-que-%C3%A9-a-filosofia.pdf Acesso em 07 de out. de 2019.

TOMAZETTI, E. Quando militância significa defender a escola e a docência. Trilhas filosófi-cas. Caicó, ano 12, n. 1, 2019, p. 15-16. Dossiê Introdução à Filosofia e Filosofia do Ensino de Filosofia. Disponível em: http://natal.uern.br/periodicos/index.php/RTF/article/ view/7/16. Acesso em 06 abr. 2020.

TOMAZETTI, E. Filosofia como disciplina: entre a instituição, a vigilância e o pensar filosófico. In: SÁ JÚNIOR, Lucrécio A. de; BIELLA, Jaime. (Org.). Filosofia no ensino médio: desafios e perspectivas. Natal, RN: Edufrn, 2013, p. 37-49.

TOMAZETTI, E. Produção discursiva sobre ensino e aprendizagem filosófica. Educ. rev. [online]. 2012, n.46, pp.83-98. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n46/n46a07.pdf. Acesso em: 08 abr. 2020.

TOMAZETTI, E. Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de filosofia no Ensino Médio. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE), n. 13, p. 41-53, 5 out. 2011. Dispo-nível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4380. Acesso em: 08 abr. 2020.

TOMAZETTI, E; BENETTI. Formação do professor de Filosofia: entre o ensino e a aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 12, n. 37, p. 1027-1043, set./dez. 2012. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/download/4888/4846. Acesso em: 08 abr. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-12

Comment citer

Neto, J. T. . (2020). ATRAVESSAR UMA QUESTÃO E COMPARTILHAR A ESCRITA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 44–58. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35131

Numéro

Rubrique

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"