Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio

Autores

  • Elisete M. Tomazetti Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4380

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Pensar filosoficamente, Resistencia foucaultiana

Resumo

Este texto traz algumas reflexões que foram produzidas a partir da interação com professores e futuros professores de Filosofia do Ensino Médio. Procura problematizar os discursos por eles produzidos, os quais indicam a falta de sentido e a impossibilidade de realizarem práticas docentes que efetivem o envolvimento do aluno com a atividade de pensar filosoficamente. Toma como referência o conceito de resistência, de Michel Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisete M. Tomazetti, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992. p. 219-226.

FAVARETTO, Celso. Filosofia, ensino e cultura. In: KOHAN, Walter (Org.) Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. p. 43-53.

FEITOSA, Charles. Revolução, revolta e resistência: a sabedoria dos surfistas. In: LINS, Daniel (Org.). Nietzsche, Deleuze, arte, resistência. Rio de Janeiro: Forense Universitária; Fortaleza: Fundação de Cultura, Esportes e Turismo, 2007. p. 17-31.

FISCHER, Rosa M. B. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, v. 35, 2007. p. 290-299

FLEURI, Reinaldo Matias. Rebeldia e democracia na escola. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, Rio de Janeiro, Set./Dez. 2008. p.470-482.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.

FOUCAULT, Michel; DELEUZE, Gilles. Os intelectuais e o poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. 69-78.

GALLO, Silvio; VEIGA-NETO, Alfredo. Ensaio para uma filosofia da educação. Revista Educação ”“ Especial Biblioteca do Professor ”“ Foucault pensa a educação, v. 3, São Paulo, Editora Segmento, ano, 2007. p.16-25.

GONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar. Ensino de filosofia no ensino médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e sentidos em construção. Cadernos CEDES, v. 24, n. 64, Campinas, Set./Dec. 2004. p. 285-303.

JÓDAR, Francisco; GÓMEZ, Lucia. Experimentar o presente: sobre a conformação de novas identidades. Revista Educação & Realidade ”“ Dossiê Michel Foucault, v. 29, n. 1, Jan./Jun. 2004, Porto Alegre. p. 139-153.

NEGRI, Antonio; HARDT, Michael. Império. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

RAMOS do Ó, Jorge. O governo do aluno na modernidade. Revista Educação ”“ Especial Biblioteca do Professor ”“ Foucault pensa a educação, v. 3, São Paulo, Editora Segmento, ano, 2007. p.36-45.

VARELA, Julia; URIA, Fernando. Arqueologia de la escuela. Madrid: La Piqueta, 1991.

VEIGA-NETO, Alfredo. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de Império. In: RAGO, Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo (Org.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 13-38.

Downloads

Publicado

2011-10-05

Como Citar

Tomazetti, E. M. (2011). Sobre ensino, aprendizagem e resistência na aula de Filosofia do Ensino Médio. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (13), 41–53. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4380

Edição

Seção

Artigos