ALGUMAS APROPRIAÇÕES DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA PENSAR O ENSINO DE ÉTICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Leandro Kingeski Pacheco
  • Celso João Carminati

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35116

Palavras-chave:

Ensino de ética, Ensino médio, Ensino de filosofia, Apropriações, Contemporaneidade

Resumo

Hoje, no Brasil, a ética é reconhecida como parte da filosofia e geralmente um professor de filosofia é encarregado de ensinar ética no ensino médio. Um dos maiores desafios do professor de ética é contribuir na formação do estudante como pessoa ética. Reconhecer este desafio implica admitir vários outros desafios para o professor, entre eles, enfrentar uma justificativa para o ensino de ética; assim como enfrentar o como ensinar, isto é, qual didática adotar no ensino de ética, entendida como um procedimento metódico de ensino que contribua para a aprendizagem do estudante. Este artigo trata do ensino de filosofia no ensino médio, na contemporaneidade, a partir de quatro autores reconhecidos nesta área: Horn (2009), Ghedin (2009), Boavida (2010) e Gallo (2012), com o intuito de destacar algumas contribuições do respectivo entendimento para, na sequência, pensar apropriações para o contexto do ensino de ética no ensino médio.

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Publicado

2020-11-11

Como Citar

Pacheco, L. K., & Carminati, C. J. (2020). ALGUMAS APROPRIAÇÕES DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA PENSAR O ENSINO DE ÉTICA NO ENSINO MÉDIO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 107–119. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35116