ALGUMAS APROPRIAÇÕES DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA PENSAR O ENSINO DE ÉTICA NO ENSINO MÉDIO
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35116Mots-clés :
Ensino de ética, Ensino médio, Ensino de filosofia, Apropriações, ContemporaneidadeRésumé
Hoje, no Brasil, a ética é reconhecida como parte da filosofia e geralmente um professor de filosofia é encarregado de ensinar ética no ensino médio. Um dos maiores desafios do professor de ética é contribuir na formação do estudante como pessoa ética. Reconhecer este desafio implica admitir vários outros desafios para o professor, entre eles, enfrentar uma justificativa para o ensino de ética; assim como enfrentar o como ensinar, isto é, qual didática adotar no ensino de ética, entendida como um procedimento metódico de ensino que contribua para a aprendizagem do estudante. Este artigo trata do ensino de filosofia no ensino médio, na contemporaneidade, a partir de quatro autores reconhecidos nesta área: Horn (2009), Ghedin (2009), Boavida (2010) e Gallo (2012), com o intuito de destacar algumas contribuições do respectivo entendimento para, na sequência, pensar apropriações para o contexto do ensino de ética no ensino médio.
Téléchargements
Références
BOAVIDA, João. Educação filosófica: sete ensaios. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2010.
DIEZ, Lúcia Fornari Diez; CUNHA, Rosâni Kucarz da. Reflexões sobre o ensino de Filosofia. Educar em revista, Curitiba, n. 46, p. 127-138, Dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000400010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 Jul. 2020.
GALLO, Sílvio. Currículo do sistema currículo Lattes. [Brasília], 18 jul. 2020. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/3808560029763904>. Acesso em: 18 Jul. 2020.
GALLO, Sílvio. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
GHEDIN, Evandro. Currículo do sistema currículo Lattes. [Brasília], 18 jul. 2020. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/5879015398476679>. Acesso em: 18 Jul. 2020.
GHEDIN, Evandro. Ensino de filosofia no ensino médio. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HORN, Geraldo Balduino. Currículo do sistema currículo Lattes. [Brasília], 18 jul. 2020. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/0374854245866516>. Acesso em: 18 Jul. 2020.
HORN, Geraldo Balduino. Ensinar filosofia: pressupostos teóricos e metodológicos. Ijuí: Unijuí 2009.
KOHAN, Walter Omar. A Filosofia e seu ensino como phármakon. Educar em revista, Curitiba, n. 46, p. 37-51, Dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000400004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 Jul. 2020.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base nacional comum curricular. 2018. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2020.
RODRIGUES, Zita Ana Lago. O ensino da Filosofia no Brasil no contexto das políticas educacionais contemporâneas em suas determinações legais e paradigmáticas. Educar em revista, Curitiba, n. 46, p. 69-82, Dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000400006&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 Jul. 2020.
SILVA, Franklin Leopoldo e. Limites e possibilidades do ensino de filosofia. Estudos avançados, São Paulo, v. 32 n. 93, p. 7-12, ago. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 18 Jul. 2020.