O PROBLEMA DA CULTURA: INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA COMO ENGAJAMENTO POLÍTICO

Autores

  • Carlos Miguel da Silva Souza
  • Jean Mac Cole Tavares Santos

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35103

Palavras-chave:

ensino, filosofia, engajamento, cultura, política

Resumo

Nesta pesquisa bibliográfica buscamos interpretar a prática docente em filosofia em Mossoró-RN como prática política. O engajamento político como prática docente em filosofia é compreendido como uma alternativa para o problema da cultura. Para tanto, partindo de uma perspectiva pós-estrutural, nos aproximamos dos conceitos de formação e cultura da Paideia na primeira parte, prosseguindo com o acompanhamento da educação jesuíta no Brasil na segunda, desembocando nos dois últimos pontos: ‘a filosofia e seu ensino em Mossoró-RN’, com um diálogo das reflexões dos depoentes e ‘o ensino de filosofia como engajamento político’, onde discutimos a docência em filosofia como prática política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Miguel da Silva Souza

Mestrando do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ensino  (POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN).

Jean Mac Cole Tavares Santos

Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do POSENSINO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Referências

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Campinas: Perspectiva, 2013.

DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

JAEGER, Werner. Paideia: formação do homem Grego. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

LACLAU, Ernesto. Emancipação e Diferença. Rio de Janeiro: Eduerj, 2011.

LOPES, A. C; SISCAR, M. Pensando a política com Derrida: responsabilidade, tradução, porvir. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

PERONI, V. M. V.; CAETANO, R. M.; ARELARO, L. R. G. BNCC: Disputa pela qualidade ou submissão da educação? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. n. 1, jan./abr. 2019, p. 035-056.

POPPER, Karl Raimund. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2013.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Editora

Global, 2015.

RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SLOTERDJIK, Peter. O desprezo das massas: ensaio sobre lutas culturais na sociedade mo-derna. São Paulo: Estação Liberdade, 2016.

SPENGLER, Oswald. A decadência do Ocidente: esboço de uma morfologia da história universal. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-11

Como Citar

Souza, C. M. da S. ., & Santos , J. M. C. T. (2020). O PROBLEMA DA CULTURA: INVESTIGAÇÃO SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA COMO ENGAJAMENTO POLÍTICO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(32/33), 20–29. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i32/33.35103