O PROJETO DA MODERNIDADE E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA:

AINDA PODEMOS PENSAR UMA EMANCIPAÇÃO NOS TERMOS DO ILUMINISMO?

Auteurs-es

  • Neyha Guedes Dariva Universidade de Brasília
  • Elisete Medianeira Tomazetti

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4888

Mots-clés :

Educação, Emancipação, Modernidade, Crítica, Aufklärung

Résumé

Neste trabalho exploraremos o conceito cunhado na modernidade, definido como projeto social, que até hoje representa nossos anseios educacionais. A meta de emancipação humana defendida pela Aufklärung (Iluminismo) tem nobres ideais, mas se efetiva como prometido? Nossa proposta é a de problematizar esta questão, como forma de repensar a própria atividade docente e o papel da educação em nosso tempo.

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Biographie de l'auteur-e

Neyha Guedes Dariva, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Références

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OLIVEIRA de B. J. Francis Bacon e a fundamentação da ciência como tecnologia.Belo Hori-zonte: Editora UFMG, 2002.

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Comment citer

Guedes Dariva, N., & Tomazetti, E. M. (2017). O PROJETO DA MODERNIDADE E A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA:: AINDA PODEMOS PENSAR UMA EMANCIPAÇÃO NOS TERMOS DO ILUMINISMO?. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (27), 153–162. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i27.4888

Numéro

Rubrique

Artigos