EMERGÊNCIA DA OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DE FILOSOFIA NOS JOGOS CASUAIS DE DOMINAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i15.4411Palavras-chave:
Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Obrigatoriedade, Educação básica, Integração, CidadaniaResumo
Estes escritos convergem à série de enunciados "transversais" acerca da presença da filosofia nos monumentosLDBEN (1996), DCNEM (1998), PCN (2000), PCN+ (2002) e OCN (2006), em relação com a série diferente de acontecimentos de nível inteiramente diferente-a "integração" do ensino médio -e, por fim, nesses quadros, considera a obrigatoriedade da disciplina de filosofia como emergência, descontinuidade, ruptura.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996 ”“Lei de Diretriz e Bases da Educação Nacional. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 04/out./2009.
___. Lei n° 11.741, de 16 de julho de 2008.Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11741.htm. Acesso em: 17/ago./2010.
___. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. ”“Brasília: MEC; SEMTEC, 2002a.
___. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. “Resolução CEB nº3”, de 26 de junho de 1998. In: ___. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. ”“Brasília: MEC; SEMTEC, 2002b (Diretrizes curriculares nacionais).
____. Secretaria de Educação Básica. Ciências Humanas e suasTecnologias/ Secretaria da Educação Básica. ”“Brasília: 2006. (Orientações Curriculares para Ensino Médio; v. 3)
___. Lei nº11.684/2008. Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm#art1. Acesso em: 04/out./2009.
___. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Parecer 22/2008. Disponível: http://www.sinepepr.org.br/sinepe_OnLine/2008/novembro/Parecer_22_2008_Sociologia_filosofia.pdf.Acesso em: 04/out./2009.
___. Ministério da Educação. Plano de desenvolvimento da Educação 2007-razões, princípios e programas. Disponível: www.dominiopublico.gov.br/.../DetalheObraDownload.do?select. Acesso em: 17/ago./2010.
___. Secretaria de Educação Básica. Relatório de gestão(Orçamentário e Financeiro) ”“Exercício 2006. Disponível: www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2007/relgest_06.pdf. Acesso em: 17/ago./2010.
___. Secretaria de Educação Básica. Relatório de gestão(Orçamentário e Financeiro) ”“Exercício 2008. Disponível: www.portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2009/relgest_08.pdf. Acesso em: 17/ago./2010.
___. Senado Federal. Decreto nº 68.065, de 14 de janeiro de 1971. Disponível: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=120351. Acesso em: 17/ago./2010.
___. Senado Federal. Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969. Disponível: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=178916. Acesso: 17/ago./2010.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia”“como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009 (Col. Ensino de Filosofia).
DELEUZE, Gilles. Conversações (1972-1990). São Paulo: Ed. 34, 2000.
____. Foucault. Lisboa: Edições 70, 2005.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, nove./2001, p.197-223.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
___. Microfísica do poder.Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.
___. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Florense Universitária, 1997.
___. Da amizade como modo de vida. Disponível: www.filoesco.unb/foucault. Acesso em: 15/out./2010; (1981).
___. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Petrópolis: Vozes, 1987.
GELAMO, Rodrigo Pelloso. O ensino da Filosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de Filosofia? São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
___. O ensino de Filosofia no Brasil: um breve olhar sobre algumas das principais tendências no debate entre os anos de 1934 a 2008. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 24, p.331-350, jul./dez. 2010.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2006.
KOHAN, Walter. “Apresentação”. In: ___. Ensino de filosofia”“perspectivas. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p.7-10.
LAZZARATO, M.; NEGRI, A. (2001). Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro, RJ: DP&A.
LOPES, Alice Casimiro. Parâmetros curriculares para o ensino médio:quando a integração perde seu potencial crítico. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Orgs). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p.145-176.
VEIGA-NETO, Alfredo. Dominação, violência, poder e educação escolar em tempos de império. In: RAGO, Margareth e VEIGA-NETO, Alfredo (Orgs). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p.13-38.