FILOSOFIA E AUTONOMIA
DOI :
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4784Mots-clés :
Filosofia, Autonomia, Ensino filosóficoRésumé
Este trabalho tem como objetivo relacionar a filosofia à ideia de autonomia, identificando que a filosofia como disciplina no currículo escolar é um importante meio para o desenvolvimento da autonomia intelectual, por ser um âmbito que estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas que convergem para a formação de pessoas críticas e criativas. Pensamento crítico e pensamento criativo é uma das características da autonomia intelectual.
Téléchargements
Références
CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
DEWEY, John. Democracia e Educação.São Paulo: Nacional, 1959.
___________. Experiência e Educação.2010.
LIPMAN, Matthew. La filosofia en la aula. Madrid: Edições de la Torre, 1992.
__________. O pensar na educação.Petrópolis, Vozes: 1995.
__________. A filosofia vai à escola.São Paulo: Summus, 1990.
LORIERI, Marcos Antônio. Filosofia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
RIBEIRO, Irene. Filosofia e ensino secundário em Portugal. In: Revista da Faculdade de Letras -série de Filosofia, II série, vol. XV-XVI. Porto, 391-497.
RODRIGUES, Zuleide Blanco. Desenvolvendo Habilidades Básicas de Pensamento: Possibilidades de Reflexão e Pensar Correto. www.profala.com.Consulta online. Disponível em: http://www.profala.com/arteducesp50.htm. Acesso em 10/07/2013
SOUZA, Sônia Maria Ribeiro. Por que Filosofia ”“uma abordagem histórico-dialética do ensino da Filosofia no 2º grau. São Paulo: USP, 1995.