(RE)PENSANDO POLÍTICAS E CULTURAS IDENTITÁRIAS NO CURRÍCULO:

AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT

Autores

  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas
  • Walter Matias Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4531

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Filosofia, Educação, Foucault, Currículo, Identidade, Governamentalidade, Biopoder

Resumo

Este ensaio busca sistematizar, ainda que brevemente, as contribuições de Foucault para os estudos e pesquisas educacionais sobre o currículo escolar. Ao situarmos o currículo na esfera da cultura e, ao mesmo tempo, da política, apontamos as contribuições de Foucault na constituição das identidades dos sujeitos e no campo do poder governamental. Esses eixos de análise têm se mostrado ferramentas potentes de crítica ao pensamento neoliberal dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRY, Andrew, OSBORNE, Thomas e ROSE, Nicholas. Introduction.In: BARRY, Andrew, OSBORNE, Thomas e ROSE, Nicholas (Orgs). Foucault and Political Reason. London: Universit of Chicago Press, 1996.

BUTCHELL, Graham. Liberal government and techniques of the self. In: BARRY, Andrew, OSBORNE, Thomas e ROSE, Nicholas (Orgs). Foucault and Political Reason. London: Universit of Chicago Press, 1996.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. A paixão de ‘trabalhar com’ Foucault. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 39-60.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Graal: RJ, 1990.

FOUCAULT, Michel. L’Ordre du discours, Paris: Éditions Gallimard, Paris, 1971.

FOUCAULT, Michel. Os Anormais. São Paulo: Martins Fopntes, 2003.

FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Biopólítica. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes,2004.

GORDON, Colin. Governamental rationalty: an introduction. In: BURCHELL, Graham, GORDON, Colin and MILLER, Peter. The Foucault Effect. Great Britain: University of Chicago Press, 1991.

PETERS, Michael; MARSHALL, James e FITZSIMONS, Patrick. Gerencialismo e política educacional em um contexto global: Foucault, neoliberalismo e a doutrina da auto-administração. In: BURBULES, Nicholas C. e TORRES, Carlos A. Globalização e Educação. Artes Médicas: Porto Alegre/RS, 2004.

Downloads

Como Citar

Pizzi, L. C. V., & Lima, W. M. (2012). (RE)PENSANDO POLÍTICAS E CULTURAS IDENTITÁRIAS NO CURRÍCULO:: AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (18), 162–172. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4531

Edição

Seção

Artigos