(RE)PENSANDO POLÍTICAS E CULTURAS IDENTITÁRIAS NO CURRÍCULO:

AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT

Auteurs-es

  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas
  • Walter Matias Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4531

Mots-clés :

Filosofia da Educação, Filosofia, Educação, Foucault, Currículo, Identidade, Governamentalidade, Biopoder

Résumé

Este ensaio busca sistematizar, ainda que brevemente, as contribuições de Foucault para os estudos e pesquisas educacionais sobre o currículo escolar. Ao situarmos o currículo na esfera da cultura e, ao mesmo tempo, da política, apontamos as contribuições de Foucault na constituição das identidades dos sujeitos e no campo do poder governamental. Esses eixos de análise têm se mostrado ferramentas potentes de crítica ao pensamento neoliberal dominante.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARRY, Andrew, OSBORNE, Thomas e ROSE, Nicholas. Introduction.In: BARRY, Andrew, OSBORNE, Thomas e ROSE, Nicholas (Orgs). Foucault and Political Reason. London: Universit of Chicago Press, 1996.

BUTCHELL, Graham. Liberal government and techniques of the self. In: BARRY, Andrew, OSBORNE, Thomas e ROSE, Nicholas (Orgs). Foucault and Political Reason. London: Universit of Chicago Press, 1996.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. A paixão de ‘trabalhar com’ Foucault. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 39-60.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Graal: RJ, 1990.

FOUCAULT, Michel. L’Ordre du discours, Paris: Éditions Gallimard, Paris, 1971.

FOUCAULT, Michel. Os Anormais. São Paulo: Martins Fopntes, 2003.

FOUCAULT, Michel. O Nascimento da Biopólítica. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes,2004.

GORDON, Colin. Governamental rationalty: an introduction. In: BURCHELL, Graham, GORDON, Colin and MILLER, Peter. The Foucault Effect. Great Britain: University of Chicago Press, 1991.

PETERS, Michael; MARSHALL, James e FITZSIMONS, Patrick. Gerencialismo e política educacional em um contexto global: Foucault, neoliberalismo e a doutrina da auto-administração. In: BURBULES, Nicholas C. e TORRES, Carlos A. Globalização e Educação. Artes Médicas: Porto Alegre/RS, 2004.

Téléchargements

Comment citer

Pizzi, L. C. V., & Lima, W. M. (2012). (RE)PENSANDO POLÍTICAS E CULTURAS IDENTITÁRIAS NO CURRÍCULO:: AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (18), 162–172. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4531

Numéro

Rubrique

Artigos