Revolta e liberdade:

Sartre e a educação

Autores

  • Walter Matias Lima

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i3.4042

Resumo

Partindo do aporte sartriano, compreendemos a educação como totalização que se traduz em projeto pedagógico que visa educar para a liberdade pela liberdade, desde que esta seja uma finalidade que se realize nas condições sócio-históricas e existenciais da práxis individual e coletiva. Assim sendo, a educação contém, como tessitura, a revolta, isto é, o poder (através do educador, do educando e das instituições) de protagonizar, sem quaisquer tipos de retraimentos e coerções, valores dos projetos pedagógicos e, entre estes, a efetivação da liberdade.

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Referências

SARTRE, Jean-Paul. Critique de la raison dialectique: Théorie des ensembles pratiques. Tome I ( précédé deQuestions de méthode). Paris: Gallimard, 1960. (reeditada em 1985).

_______ L'être et le néant. Essai d'ontologie phénoménologique. Paris: Gallimard, 1957.

_______ Le Diable et le bon Dieu. Paris : Gallimard, 1951.

_______ Huis Clos, suivi de Les Mouches.Paris : Gallimard, 1947.

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Como Citar

Lima, W. M. (2011). Revolta e liberdade:: Sartre e a educação. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (3). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i3.4042

Edição

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