NUMA BRINCADEIRA DE APRENDIZ DE FEITICEIRA... SURGE ALGO

Auteurs-es

  • Lisete Bampi
  • Fernanda Kettermann
  • Gabriel Dummer Camargo
  • Francisco Egger Moellwald

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4639

Mots-clés :

Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Aprender, Ensinar, Escrever, Planejar, Pensar

Résumé

Atentos às experiências com a matemática, nas formas em que elas nos afetam o sentido, deixamo-nos envolver por um chapéu imprevisto. Nesta experiência, recolhemos algo que a transcende, infiltrando-se pelas membranas do tempo e espaço de ensinar. Com algo, passeamos por transformações enredadas numa brincadeira de aprendiz de feiticeira: magia que cria possibilidades de despertar o pensar?

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Tradução de Roberto Ma-chado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

DELEUZE, Gilles. A Imagem do Pensamento. In: Diferença e Repetição. 2.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, Gilles. Proust e os signos.Tradução de Antonio Carlos Piquet e Rober-to Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.

DELEUZE, Gilles. Sobre o Teatro: Um manifesto de menos; O esgotado. Tradução de Fátima Saadi, Ovídio de Abreu e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010b.

FOUCAULT, Michel. El cuidado de la verdad. In: Estética. Ética y hermenêutica.Introducción, traducción y edición a cargo de Ángel Gabilondo. Buenos Aires: Pai-dós, 1999, pp.369-380.

KOHAN, Walter. O que pode um professor?. In: Educação. Deleuze pensa a edu-cação. São Paulo: Segmento, 2007, pp. 48-57.

KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar.Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

LISPECTOR, Clarice. O primeiro livro de cada uma de minhas vidas. In: Crônicas para jovens: de bichose pessoas, 2012, pp.37-40.

PARNET, Claire. P de professor. In: L’ ABÉCÉDAIRE de Gilles Deleuze. Entrevista com Gilles Deleuze. Brasil, Ministério de Educação. Paris: Éditions Montparnasse, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Tradução de Lílian doValle. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

ROY, Kaustuv. Gradientes de intensidade: o espaço háptico deleuziano e os três “erres” do currículo. In: Educação & Realidade, v.27, nº2, Jul./Dez., 2002, pp. 89-109,

Téléchargements

Comment citer

Bampi, L., Kettermann, F., Camargo, G. D., & Moellwald, F. E. (2014). NUMA BRINCADEIRA DE APRENDIZ DE FEITICEIRA. SURGE ALGO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (21), 170–184. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4639

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência