NUMA BRINCADEIRA DE APRENDIZ DE FEITICEIRA... SURGE ALGO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4639Palabras clave:
Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Aprender, Ensinar, Escrever, Planejar, PensarResumen
Atentos à s experiências com a matemática, nas formas em que elas nos afetam o sentido, deixamo-nos envolver por um chapéu imprevisto. Nesta experiência, recolhemos algo que a transcende, infiltrando-se pelas membranas do tempo e espaço de ensinar. Com algo, passeamos por transformações enredadas numa brincadeira de aprendiz de feiticeira: magia que cria possibilidades de despertar o pensar?
Descargas
Citas
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: lógica da sensação. Tradução de Roberto Ma-chado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
DELEUZE, Gilles. A Imagem do Pensamento. In: Diferença e Repetição. 2.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DELEUZE, Gilles. Proust e os signos.Tradução de Antonio Carlos Piquet e Rober-to Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.
DELEUZE, Gilles. Sobre o Teatro: Um manifesto de menos; O esgotado. Tradução de Fátima Saadi, Ovídio de Abreu e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2010b.
FOUCAULT, Michel. El cuidado de la verdad. In: Estética. Ética y hermenêutica.Introducción, traducción y edición a cargo de Ángel Gabilondo. Buenos Aires: Pai-dós, 1999, pp.369-380.
KOHAN, Walter. O que pode um professor?. In: Educação. Deleuze pensa a edu-cação. São Paulo: Segmento, 2007, pp. 48-57.
KOHAN, Walter Omar. Filosofia: o paradoxo de aprender e ensinar.Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
LISPECTOR, Clarice. O primeiro livro de cada uma de minhas vidas. In: Crônicas para jovens: de bichose pessoas, 2012, pp.37-40.
PARNET, Claire. P de professor. In: L’ ABÉCÉDAIRE de Gilles Deleuze. Entrevista com Gilles Deleuze. Brasil, Ministério de Educação. Paris: Éditions Montparnasse, 2001.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Tradução de Lílian doValle. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
ROY, Kaustuv. Gradientes de intensidade: o espaço háptico deleuziano e os três “erres” do currículo. In: Educação & Realidade, v.27, nº2, Jul./Dez., 2002, pp. 89-109,