(RE)PENSANDO POLÍTICAS E CULTURAS IDENTITÁRIAS NO CURRÍCULO:

AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT

Autores/as

  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas
  • Walter Matias Lima Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4531

Palabras clave:

Filosofia da Educação, Filosofia, Educação, Foucault, Currículo, Identidade, Governamentalidade, Biopoder

Resumen

Este ensaio busca sistematizar, ainda que brevemente, as contribuições de Foucault para os estudos e pesquisas educacionais sobre o currículo escolar. Ao situarmos o currículo na esfera da cultura e, ao mesmo tempo, da política, apontamos as contribuições de Foucault na constituição das identidades dos sujeitos e no campo do poder governamental. Esses eixos de análise têm se mostrado ferramentas potentes de crítica ao pensamento neoliberal dominante.

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Cómo citar

Pizzi, L. C. V., & Lima, W. M. (2012). (RE)PENSANDO POLÍTICAS E CULTURAS IDENTITÁRIAS NO CURRÍCULO:: AS CONTRIBUIÇÕES DE FOUCAULT. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (18), 162–172. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4531

Número

Sección

Artigos