FILOSOFIA E AUTONOMIA

Autores

  • Ellen Maianne Santos Melo Ramalho Universidade de Brasília
  • Walter Matias Lima

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4784

Palavras-chave:

Filosofia, Autonomia, Ensino filosófico

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relacionar a filosofia à ideia de autonomia, identificando que a filosofia como disciplina no currículo escolar é um importante meio para o desenvolvimento da autonomia intelectual, por ser um âmbito que estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas que convergem para a formação de pessoas críticas e criativas. Pensamento crítico e pensamento criativo é uma das características da autonomia intelectual.

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Biografia do Autor

Ellen Maianne Santos Melo Ramalho, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Ramalho, E. M. S. M., & Lima, W. M. (2016). FILOSOFIA E AUTONOMIA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (25), 20–39. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4784

Edição

Seção

Artigos