Auschwitz em terras brasílicas :

Excursos sobre o analfabetismo no Brasil

Auteurs-es

  • Rosi Giordano Universidade Federal do Pará
  • Clara Azevedo Reis

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4063

Mots-clés :

Filosofia da Educação, Filosofia, Escola de Frankfurt, Políticas de erradicação do analfabetismo, Exclusão Escolar, Educação e Emancipação

Résumé

Este ensaio, buscando seus aportes na Filosofia, analisa as políticas voltadas à erradicação do analfabetismo, pensando-as a partir dos nexos entre liberdade, emancipação e política, no interior da atual configuração do Estado brasileiro. As proposições de Adorno, desde a valorização da experiência na relação sujeito-objeto às vivências espirituais, figuram, aqui, como mediações possíveis para a compreensão e o enfrentamento da barbárie que persiste entre nós.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ADORNO, TH. Educação e Emancipação. In: ___. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995a, p.169-85.

ADORNO, TH. Educação após Auschwitz. In: ___. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995b, p. 119-38.

ADORNO, TH. A educação contra a barbárie. In. ___. Educação e emancipação.São Paulo: Paz e Terra, 1995c, p. 155-168.

ADORNO, TH. Teoria da semiformação. Tradução inédita de Newton Ramos-de-Oliveira. São Carlos: 2004 (mimeo. 27 p.).

BOSI, A. Dialética da Colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

BRASIL/MEC. Lei 9394/1996 -Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional de 1996. Disponível: < http://www.diariooficial.hpg.ig.com.br/fed_lei_93941996.htm>. Acesso: 05 de fevereiro de 2005.

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999.

CAVALCANTI, S. Discurso proferido em02 de março de 2004. In: AGÊNCIA CARTA MAIOR. Disponível: < http://agenciacartamaior.uol.com.br/agencia.asp?id=2830&cd_editoria=004&coluna=reportagens>. Acesso: 01 de março de 2005.

CHAVES, L. C. Privatizar o Banco Central do Brasil é colocar hienas, abutres e chacais na vigilância do galinheiro! Disponível: < http://www.culturabrasil.org/cartaberta.htm>. Acesso: 07 de fevereiro de 2005.

FERRARO, A. R. História quantitativa da alfabetização no Brasil. In: MASAGÃO, V. (Org.) Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003.

FRIGOTTO, G. Educação, crise do trabalho assalariado e do desenvolvimento: teorias em conflito. In: ___. (Org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998, p. 25-54. (Estudos culturais em educação).

FREIRE, P. Extensão ou comunicação?Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

FROMM, E. O medo à liberdade. Rio de Janeiro: Zahar, 1970.

GRABOIS, A.P. Trabalho infantil cai em outubro segundo pesquisa do IBGE. In: Folha Online Caderno Cotidiano. 27/11/2003. Disponível: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u86318.shtml>. Acesso: 10 de fevereiro de 2004.

HOLLANDA, F. B. Brejo da Cruz (1984). Disponível: < http://www.chicobuarque.com.br/construcao/index.html>. Acesso: 15 de janeiro de 2005.

HOLLANDA, F. B.; GUERRA, R. Fado tropical (para a peça Calabar”“1972-1973) . Disponível: < http://www.chicobuarque.com.br/construcao/index.html>. Acesso: 15 de janeiro de 2005.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, TH. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.

KANT, I. Resposta à pergunta: que é o iluminismo? (1784). In: ___. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1992.

LAGE, J. 38% das crianças que trabalham não recebem salário, diz IBGE. In: Folha Online Caderno Cotidiano. 24/02/2005. Disponível: < http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u67443.shtml>. Acesso: 04 de março de 2005.

LEO MAAR, W. À guisa de introdução: Adorno e a experiência formativa. In: ADORNO, TH. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995, p.11-28.

LUZURIAGA, L. História da educação pública. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1959.

MEC/INEP. Mapa do Analfabetismo no Brasil. Disponível: < http://www.inep.gov.br/estatisticas/analfabetismo>. Acesso: 30 de abril de 2004.

NOSELLA, P. Uma nova educação para o meio rural: sistematização e problematização da experiência das escolas Família Agrícola do movimento promocional do Espírito Santo. São Paulo: Faculdade de Educação da Pontifica Universidade Católica de São Paulo, 1977.

___. Trabalho e educação. In: GOMES, C. M. et al. Trabalho e conhecimento: dilemas na formação do trabalhador. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989, p. 27-41

PAIVA, V. Estado, Sociedade e Educação no Brasil. In: FÉLIX, M. et al. ENCONTROS COM A CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980 (Encontros com a civilização brasileira, 22), p. 37-58.

PINTO, L. P. A revolução florestal de Lula: só promessa?Disponível: < http://www.amazonia.org.br/opiniao/artigo_detail.cfm?id=148635> . Acesso: 28 de fevereiro de 2005.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M. DE; EVANGELISTA, O. Política Educacional. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

SOUZA, A. C. Prefácio à Questão política da educação popular. In: BRANDÃO, C. R. (Org.) Questão política da educação popular. São Paulo: Brasiliense,1980.

VIEIRA, E. Estado e miséria social no Brasil: de Getúlio a Geisel. São Paulo: Cortez, 1983.

VILLALTA, L. C. O que se fala e o que se lê: língua, instrução e leitura. In: MELLO E SOUZA, L. (Org.) Cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997 (História da vida privada no Brasil, 1), p. 332-85.

Téléchargements

Comment citer

Giordano, R., & Reis, C. A. (2011). Auschwitz em terras brasílicas :: Excursos sobre o analfabetismo no Brasil. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (4). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i4.4063

Numéro

Rubrique

Artigos