OS FLUXOS EDUCATIVOS DE FRANTZ FANON

Auteurs-es

  • Fernando Santos de Jesus

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.vi30.28242

Mots-clés :

Descolonização, Epistemologia, Trauma, Educação, Colonização

Résumé

Este artigo tem por objetivo analisar as obras de Frantz Fanon a partir do viés educativo, entendendo que suas contribuições epistemológicas confluem para o campo da educação. Partimos do princípio de que Fanon, ao empreender um conjunto de possibilidades sobre as causas dos traumas da colonização, traz no bojo de suas teses um princípio educativo para a descolonização dos sistemas oficiais de ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. São Paulo: Graal, 2009.
__________, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Félix. O Anti-Édipo. São Paulo: Editora 34, 2010.
__________, O Que é a Filosofia? São Paulo: Editora 34, 2010.
__________, Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia II Volume I. São Paulo: Editora 34, 2014.
FANON, Frantz. Os Condenados da Terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1961.
__________, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
__________, Em Defesa da Revolução Africana. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1980.
GALLO, Silvio. Deleuze e Educação. Rio de Janeiro: Autêntica, 2003.
FOUCAULT, Michel. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
RAMOS, Guerreiro. Introdução Crítica à Sociologia Brasileira. Rio de Janeiro: Editorial Andes limitada, 1957.
RAMOSE, Mogobe. Globalização e Ubuntu. In: MENESES, Maria Paula e; SANTOS, Boa-ventura de Sousa (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez. 2010.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-16

Comment citer

Jesus, F. S. de . (2019). OS FLUXOS EDUCATIVOS DE FRANTZ FANON. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (30), 64–74. https://doi.org/10.26512/resafe.vi30.28242

Numéro

Rubrique

Artigos