A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO:

APORTES PARA A EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Geraldo Augusto Locks Universidade de Brasília
  • Mareli Eliane Graupe
  • Josilaine Pereira Antunes

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4847

Palabras clave:

Declaração Universal dos Direitos Humanos, Relações de gênero, Educação

Resumen

Neste texto analisamos a inserção ou ausência da categoria gênero nas Declarações dos Direitos Humanos de 1948 e 1998. Esses documentos são uma base para os tratados internacionais e uma referência importante para a elaboração das políticas públicas. A pesquisa aponta lacunas e indica novas reflexões para que a Declaração seja assumida, contemplando as relações de gênero e servindo como um aporte ético para ahumanidade, e especialmente para a inclusão de gênero e direitos humanos no campo educacional. 

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Biografía del autor/a

Geraldo Augusto Locks, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Cómo citar

Locks, G. A., Graupe, M. E., & Antunes, J. P. (2016). A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS E AS RELAÇÕES DE GÊNERO:: APORTES PARA A EDUCAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (26), 82–103. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i26.4847

Número

Sección

Artigos