CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE HENRI BERGSON PARA A EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4792Palabras clave:
Henri Bergson, Duração, Intuição, EducaçãoResumen
O objetivo do trabalho é promover uma primeira investigação em torno do pensamento de Henri Bergson e inferir suas contribuições para a educação. Analiso os conceitos de duração e intuição, e concluo que eles permitem adotar uma postura de respeito à s diferenças, de reconstrução permanente do currículo, estímulo à criatividade, reflexão e livre iniciativa de professores e alunos.
Descargas
Citas
BERGSON,Henri.OPensamentoeoMovente”“Introdução(primeiraparte).In:BERGSON, Henri.Cartas,conferências eoutros escritos.SãoPaulo:AbrilCultural,1979a.(ColeçãoOs Pensadores).p.99-112
______. OPensamentoeoMovente”“Introdução(segundaparte).In:BERGSON,Henri. Cartas, conferênciase outrosescritos. São Paulo: AbrilCultural, 1979b. (Coleção Os Pensadores).p.113-151.
______. Aintuiçãofilosófica.In:BERGSON,Henri.Cartas,conferências eoutros escritos. SãoPaulo:AbrilCultural,1979c.(ColeçãoOs Pensadores).p.55-68
______. Introdução à Metafísica. In: BERGSON, Henri. Cartas, conferências e outros escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1979d.(Coleção Os Pensadores). p. 11-39
CESAR, Constança Marcondes. Uma teoria implícita da educação. In: TREVISAN, Rubens Muríllio. Bergsoneaeducação.Piracicaba:UNIMEP,1995.p.13-23
MARQUES, Carlos Alberto. A imagem da alteridade na mídia.2001. 248f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) ”“Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.
MARCONDES, Danilo. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein.RiodeJaneiro:JorgeZahar,1998.
MORATO PINTO,Débora;BORBA,Siomara;KOHAN,Walter.Atualidade deBergson.In: LECERF,Eric; BORBA,Siomara; KOHAN,Walter.Imagensdaimanência:escritosem memóriade HenriBergson.BeloHorizonte:Autêntica,2007.p.7-25
PESSANHA,JoséAmérico Motta.Bergson (1859-1941):vidaeobra.In:BERGSON,Henri.Cartas, conferênciaseoutrosescritos.SãoPaulo:AbrilCultural,1979.(ColeçãoOsPensadores).p. 6-14
SANTOS PINTO,TarcísioJorge. Algumasdigressões em torno da duração, intuiçãoe educaçãoemBergson.In:ColóquioInternacionalHenriBergson,2007,RiodeJaneiro.Anais doColóquioInternacionalHenriBergson.RiodeJaneiro:UERJ,2007. p. 1-16.
______. OmétododaintuiçãoemBergsonesuadimensãoéticaepedagógica.SãoPaulo: Loyola,2010
VIEILLARD-BARON,Jean-Louis.CompreenderBergson.Petrópolis:Vozes,2007.