SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO A PARTIR DA FILOSOFIA BERGSONIANA

Autores

  • Luka de Carvalho Gusmão Universidade de Brasília
  • Sandrelena da Silva Monteiro
  • Tarcísio Jorge Santos Pinto

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i22.4654

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Educação, Filosofia, Henri Bergson, Evolução criadora, Subjetividade, Bom senso

Resumo

Bergson concebeu sua teoria do conhecimento fundamentada numa teoria da vida: com base nos dados da experiência, defende que a vida desenvolve potenciais de consciência, liberdade, inteligência e intuição que culminam no ser humano. Neste artigo, após contextualizarmos sua vida e obra, buscamos mostrar como, a partir de sua teoria do conhecimento, delineia-se uma forma inovadora de se compreender a subjetividade e a educação.

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Biografia do Autor

Luka de Carvalho Gusmão, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

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Como Citar

Gusmão, L. de C., Monteiro, S. da S., & Pinto, T. J. S. (2014). SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO A PARTIR DA FILOSOFIA BERGSONIANA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (22), 90–107. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i22.4654

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Artigos