INCIDÊNCIAS ÉTICAS E EPISTEMOLÓGICAS DE FRANCIS BACON NA CONCEPÇÃO DA NATUREZA:

CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores/as

  • Filipi Vieira Amorim Universidade de Brasília
  • Humberto Calloni

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4742

Palabras clave:

Francis Bacon, Natureza, Ética, Epistemologia, Educação Ambiental

Resumen

Trata-se da problemática ética e epistemológica estabelecida historicamente, no Ocidente, acerca da concepção de Natureza. Busca-se compreender a incidência das proposições de Francis Bacon (1561-1625) com as dimensões éticas e epistêmicas que predominam nos dias atuais. A reflexão justifica-se na medida em que se presume que a discussão problematize a perenidade de uma ética que já não se coaduna com as demandas da crise ambiental instalada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Filipi Vieira Amorim, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Citas

ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da filosofia: do Humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990.

BACON, Francis. Novum organum. São Paulo: Abril Cultural, 1973

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

GADAMER, Hans-Georg. La filosofia griega y el pensamiento moderno. In: El inicio de la sabiduría. Barcelona: Editorial Paidós, 2001.

GADAMER, Hans-Georg. A filosofia grega e o pensamento moderno. In: ALMEIDA, Custódio Luís Silva de; FLICKINGER, Hans-Georg; ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

GRÜN, Mauro. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. Campinas: Papirus, 2007a.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2009.

GRÜN, Mauro. A pesquisa em ética na educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 2, p. 185-205, 2007b.

PLATON. Platon obras completas. Madrid: Aguillar, 1966.

RUSSEL, Bertrand. História do pensamento ocidental: a aventura dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.Número 24: maio/out - 2015.

Cómo citar

Amorim, F. V., & Calloni, H. (2016). INCIDÊNCIAS ÉTICAS E EPISTEMOLÓGICAS DE FRANCIS BACON NA CONCEPÇÃO DA NATUREZA:: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 85–101. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4742

Número

Sección

Artigos