INCIDÊNCIAS ÉTICAS E EPISTEMOLÓGICAS DE FRANCIS BACON NA CONCEPÇÃO DA NATUREZA:

CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Authors

  • Filipi Vieira Amorim Universidade de Brasília
  • Humberto Calloni

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4742

Keywords:

Francis Bacon, Natureza, Ética, Epistemologia, Educação Ambiental

Abstract

Trata-se da problemática ética e epistemológica estabelecida historicamente, no Ocidente, acerca da concepção de Natureza. Busca-se compreender a incidência das proposições de Francis Bacon (1561-1625) com as dimensões éticas e epistêmicas que predominam nos dias atuais. A reflexão justifica-se na medida em que se presume que a discussão problematize a perenidade de uma ética que já não se coaduna com as demandas da crise ambiental instalada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Filipi Vieira Amorim, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

References

ANTISERI, Dario; REALE, Giovanni. História da filosofia: do Humanismo a Kant. São Paulo: Paulus, 1990.

BACON, Francis. Novum organum. São Paulo: Abril Cultural, 1973

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

GADAMER, Hans-Georg. La filosofia griega y el pensamiento moderno. In: El inicio de la sabiduría. Barcelona: Editorial Paidós, 2001.

GADAMER, Hans-Georg. A filosofia grega e o pensamento moderno. In: ALMEIDA, Custódio Luís Silva de; FLICKINGER, Hans-Georg; ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

GRÜN, Mauro. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. Campinas: Papirus, 2007a.

GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2009.

GRÜN, Mauro. A pesquisa em ética na educação ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental (UFSCar), v. 2, p. 185-205, 2007b.

PLATON. Platon obras completas. Madrid: Aguillar, 1966.

RUSSEL, Bertrand. História do pensamento ocidental: a aventura dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.Número 24: maio/out - 2015.

How to Cite

Amorim, F. V., & Calloni, H. (2016). INCIDÊNCIAS ÉTICAS E EPISTEMOLÓGICAS DE FRANCIS BACON NA CONCEPÇÃO DA NATUREZA:: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 85–101. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4742

Issue

Section

Artigos