KANT E O ESCLARECIMENTO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DA HUMANIDADE

Autores

  • Marcos César Seneda

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4565

Palavras-chave:

Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Autonomia, Esclarecimento, Faculdade Inferior, Faculdades Superiores, Esfera pública

Resumo

Esse texto procura investigar a seguinte questão: como pode ser conduzido um processo de Esclarecimento que não seja apenas individual, mas social e político? Uma resposta para esta questão pode ser obtida na medida em que concebemos o conceito de autonomia como fundamento da estratégia do Esclarecimento, que aqui será compreendido como um processo arquetípico de educação da humanidade. Nosso objetivo é mostrar que a proposta de educação elaborada por Kant tem de ser compreendida de um ponto de vista cosmopolita.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KANT, Immanuel. Der Streit der Fakultäten. In: ______. Werke in zehn Bänden. 5. Aufl. Hrsg. von Wilhelm Weischedel. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983a. Bd. 9.

______. Le conflit des facultés. Traduit par J. Gibelin. Paris: Vrin, 1997.

______. Beantwortung der Frage: was ist Aufklärung. In: ______. Werke in zehn Bänden. 5. Aufl. Hrsg. von Wilhelm Weischedel. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983b. Bd. 9.

______. Resposta à pergunta: que é “esclarecimento”? In: Immanuel Kant: textos seletos. Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes,1974.

______. Was heisst: sich im Denken orientieren? In: ______. Werke in zehn Bänden. 5. Aufl. Hrsg. von Wilhelm Weischedel. Darmstadt: Wissenschaftliche Buchgesellschaft, 1983c. Bd. 5.

______. “Que significa orientar-se no pensamento?” In: ______. A paz perpétua e outros opúsculos. Tradução de Arthur Morão. Lisboa: Edições 70, 1990.

LOSURDO, D. Autocensure et compromis dans la pensée politique de Kant. Traduit par Jean-Michel Buée. Paris: Presses Universitaires de Lille, 1993.

PINHEIRO, Celso de Moraes. Kant e a educação: reflexões filosóficas. Caxias do Sul/RS: Educs, 2007.

ROHDEN, Valerio. Autonomia da universidade na perspectiva da filosofia política de Kant. In: ______ (org.). Idéias de Universidade. Canoas: Editora da Ulbra, 2002.

Downloads

Como Citar

Seneda, M. C. (2013). KANT E O ESCLARECIMENTO COMO ESTRATÉGIA POLÍTICA PARA A EDUCAÇÃO DA HUMANIDADE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (19), 89–102. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i19.4565

Edição

Seção

Artigos