O CONCEITO DE LIBERDADE (FREIHEIT) COMO FUNDAMENTO DA NOÇÃO DE EDUCAÇÃO (BILDUNG) EM HEGEL

Autores/as

  • André Gustavo Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4446

Palabras clave:

Filosofia da Educação, Hegel, Liberdade, Educação, Consciência-de-si, Espírito

Resumen

Discutimos a relação entre liberdade e educação em Hegel. Primeiramente, apresentaremos a noção de liberdade como sendo processo histórico-dialético. Depois, apresentaremos a noção de Educação em Hegel. Objetivamos demonstrar que, para Hegel, a noção de liberdade fundamenta a noção de Bildung, em que o movimento progressivo da educação (Bildung) ao longo da história da humanidade é uma efetivação do progresso na consciência da liberdade.

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Publicado

2017-10-03

Cómo citar

Silva, A. G. F. da. (2017). O CONCEITO DE LIBERDADE (FREIHEIT) COMO FUNDAMENTO DA NOÇÃO DE EDUCAÇÃO (BILDUNG) EM HEGEL. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (17), 3–13. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4446