O CONCEITO DE LIBERDADE (FREIHEIT) COMO FUNDAMENTO DA NOÇÃO DE EDUCAÇÃO (BILDUNG) EM HEGEL
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i17.4446Keywords:
Filosofia da Educação, Hegel, Liberdade, Educação, Consciência-de-si, EspíritoAbstract
Discutimos a relação entre liberdade e educação em Hegel. Primeiramente, apresentaremos a noção de liberdade como sendo processo histórico-dialético. Depois, apresentaremos a noção de Educação em Hegel. Objetivamos demonstrar que, para Hegel, a noção de liberdade fundamenta a noção de Bildung, em que o movimento progressivo da educação (Bildung) ao longo da história da humanidade é uma efetivação do progresso na consciência da liberdade.
Downloads
References
HEGEL. Principio de la Filosofía del Derecho. Trad. Juan L. Vermal. 1º Ed. Barcelona: EDHASA. 1988.
____. Fenomenologia do Espírito. Trad. Paulo Menezes. Vol. I e II Petrópolis: Vozes. 1992.
____. Phänomenologie des Geistes. Frankfurt am Main: Suhrkamp. 1996.
____. Escritos pedagógicos. México: Fondo de Cultura Econômica. 1998.
____. Filosofia da História. 2aEd. Brasília: UNB. 1999.
JAEGER, Werner. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes. 1986.
KANT. Crítica da Razão Prática. Trad, Artur Mourão. Lisboa: Edições 70. nï‚°dep. Legal 84519/94, nov. 1994.
KOJÈVE, Alexandre. Introducion à la lecture de Hegel. Paris: Gallimard. dep. Legal: maio de 1985. ISBN 2-07-029528-1
ROSENFIELD, Denis. Política e Liberdade em Hegel.2º Ed. São Paulo: Ática. 1995.