A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA DE THEODOR W. ADORNO

Autores

  • Roselaine Ripa Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4189

Palavras-chave:

Educação, Emancipação, Semiformação, Ciências Sociais, Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia

Resumo

A denúncia de Theodor W. Adorno de que a formação cultural se converteu em semiformação socializada, dominando a consciência atual, desencadeia a reflexão sobre como o processo educativo tem se desenvolvido na sociedade administrada. A educação que deveria criticar a sociedade que reproduz a miséria e traz consigo o retorno à barbárie, ao invés disso, visa formar pessoas integradas a ela. À comunidade escolar cabe reconhecer o processo deformativo que a indústria cultural impõe e buscar formas de superá-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselaine Ripa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação/UFSCar.

Referências

ADORNO, T.W. O que significaelaborar o passado? Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira. In: RAMOS-DE-OLIVEIRA, N.(org.). Quatro Textos Clássicos.São Carlos-SP: UFSCar, 1992.Publicação interna.

ADORNO, T. W. Educação após Auschwitz. In:COHN, G. (Org.).Theodor W. Adorno.São Paulo: Ática, 1994a.

ADORNO, T. W. Sobre Música Popular. In:COHN, G.Theodor W. Adorno.São Paulo: Ática, 1994b.

ADORNO,T.W. A Educação Contra a Barbárie. In ____. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1995a.

ADORNO, T.W. A Filosofia e os Professores. In: ____. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995b.

ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. In: ____ Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang LeoMaar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995c.

ADORNO, T.W. Educação ”“Para quê? In: ____. Educação e Emancipação.Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995d.

ADORNO, T.W. Palavras e sinais:modelos críticos 2. Tradução Maria Helena Ruschel/ Supervisão de Álvaro Valls. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1995e.

ADORNO, Theodor. W. Teoria da Semicultura. Tradução Newton Ramos”“de”“Oliveira com col. de Bruno Pucci e Cláudia de Moura Abreu. In: Educação e Sociedade. Campinas: Papirus. Ano XVII, no.56, dez.1996, pp. 388-412.

KANT, I. Resposta à Pergunta: que é Esclarecimento? In: KANT, I. Textos Seletos.Tradução de Raimundo Vier e Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.

MAAR, W. L. À Guisa de Introdução: Adorno e a Experiência Formativa. In: ADORNO, T.W. Educação e Emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

Downloads

Como Citar

Ripa, R. (2011). A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA DE THEODOR W. ADORNO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (10), 3–14. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i10.4189

Edição

Seção

Artigos