A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO INDÚSTRIA CULTURAL:

REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA EaD

Autores

  • Roselaine Ripa Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4769

Palavras-chave:

Indústria cultural, Semiformação, Educação a distância, Tecnologias de Informação e Comunicação, Trabalho Docente

Resumo

A partir da contradição imanente que permeia o termo “educação a distância”, esse artigo pretende se aproximar das discussões sobre como os ditames da indústria cultural atingem o trabalho docente na EaD, procurando desvelar a incorporação instrumental e reificada das TICs no processo de ensino e aprendizagem à distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselaine Ripa, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

ADORNO, T. W e HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Trad. Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1985.

ADORNO, T. W. A Indústria Cultural. In: COHN, G. (Org.). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática, 1994.

ADORNO, T. W. Teoria da Semicultura. Tradução Newton Ramos”“de”“Oliveira com col. de Bruno Pucci e Cláudia de Moura Abreu. In: Educação e Sociedade. Campinas: Papirus. Ano XVII, nº 56, dez.1996, p. 388-412.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília: 1996.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 6ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Novas Tecnologias na Educação. CINTED-UFRGS V. 7 Nº 1, Julho, 2009. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13912/7819 Acesso em 12 out. 2015.

BRASIL. Decreto Nº. 5.622, de 19 de dezembro de 2005, regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).

BRASIL. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf>. Acesso em: 23 out. 2014. Censo da Educação Superior ”“ 2012: Resumo Técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2014.

CROCHÃK, J. L. Teoria crítica e novas tecnologias da educação. PUCCI, B.; LASTÓRIA, L.A. C. N.; COSTA, B. C. G. da Costa. (Org.). Tecnologia, Cultura e Formação... ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez, 2003.

DELORS, J. (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez/ Brasília: MECUNESCO, 1998.

GOMES, L. R. EAD e a legitimação do saber técnico-científico na educação superior brasileira. SOUZA, D. D. L.; SILVA JUNIOR, J. dos R.; FLORESTA, M. G. S. Educação à distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2010.

LITWIN. E. Das tradições à virtualidade. In__ Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LUDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação e Sociedade, Campinas , v. 25, n. 89, p. 1159-1180, Dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22616.pdf >. Acesso em 04 Nov. 2015.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2010.PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton e ZUIN, Antônio Álvaro Soares (Org.). AEducação Danificada: Contribuições à Teoria Crítica da Educação. Petrópolis, São Carlos: Vozes/EDUFSCar, 1998.

PUCCI, Bruno. Da ambivalência da educação a distância: reflexões. SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antonio (Orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicos. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010.

SARAIVA, Terezinha. Educação a distância no Brasil: lições da história. Em Aberto. Brasília, ano 16, n.7, abr./jun. 1996.

SOBREIRA, Henrique Garcia. Indústria Cultural, semiformação e educação do educador. In: PUCCI, Bruno, RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton e ZUIN, Antônio Álvaro Soares (Org.).Ensaios Frankfurtianos. São Paulo: Cortez, 2004.

SOUZA, D. D. L.; SILVA JUNIOR, J. dos R.; FLORESTA, M. G. S. Educação a distância ”“ muito a pesquisar. In: __ Educação à distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2010.

ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Indústria Cultural e Educação: o novo canto da sereia. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1999.

ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante: o programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação e Sociedade. Campinas. vol. 27, n. 96 - Especial, p. 935-954, out. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 20 mai 2012.

Downloads

Como Citar

Ripa, R. (2016). A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO INDÚSTRIA CULTURAL:: REFLEXÕES SOBRE A DOCÊNCIA NA EaD. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (24), 270–287. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i24.4769

Edição

Seção

Dossiê "Educação e Formação: Intersecções Epistemológicas"