“NO CENTRO DO SERTÃO, O QUE É DOIDEIRA ÀS VEZES PODE SER A RAZÃO”, OU SOBRE FORMAÇÃO EM FILOSOFIA E COLONIALISMO

Autores/as

  • Roberto Rondon

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35130

Palabras clave:

Colonialismo, Classes Sociais, Educação, Filosofia, Ensino de Filosofia

Resumen

O objetivo desse artigo é discutir algumas questões relacionadas à Filosofia e formação filosófica, relacionando-as com o desenvolvimento do colonialismo em nosso meio.  O que apontamos aqui é que, ao invés dos repetidos lamentos de que a ausência da Filosofia em nosso sistema de ensino se deveu ao seu caráter crítico e radical, e que os governantes sempre a deixaram de fora da educação popular ou pública por receio de que “o povo pensasse”, nossa desconfiança é que seu lugar foi o de um conhecimento colonizado e reprodutor do pensamento metropolitano, e que sempre distinguiu as classes economicamente superiores e as camadas médias da “intelligentsia”, das bárbaras massas populares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Rondon

Professor de Filosofia da Educação da UFPB e do Mestrado Profissional em Filosofia, núcleo da UFCG. Pesquisador do Núcleo de Estudos Filosofia e Infâncias-UERJ.

Citas

AREVALOS, J. Antikomunismo en América Latina. Buenos Aires: Palestra, 1959.

ARREGUI, Juan José Hernández. O que é o ser nacional? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971.

CARNOY, M. La educación como imperialismo cultural. México: Siglo XXI, 2000.

GALASSO, N. Manuel Ugarte: un argentino maldito. Disponível em http://www.labaldrich.com.ar/wp-content/uploads/2013/03/Norberto-Galasso-Manuel-Ugarte.-Un-Argentino-Maldito.pdf. Acesso em 15/09/2019.

JAURETCHE, A. Los profetas del ódio y la yapa. Buenos Aires: A. Peña e Lillo, 1973.

RAMOS, J. Historia de la nación latinoamericana. Buenos Aires: Ediciones Continente, 2011.

ROSA, G. Grande Sertão: Veredas. São Paulo: Nova Aguilar, 1994.

SPILIMBERGO, J. Nacionalismo oligárquico y nacionalismo revolucionário. Buenos Aires: Amerindia, 1956.

UGARTE, M. La Patria Grande. Buenos Aires: Capital Intelectual, 2010.

UGARTE, M. El destino de un continente. Madrid: Hernández y Galo Sáez, 1923.

ZEA, L. Presentación. In: BOLIVAR, S. Cuadernos de cultura latino-americana. Vol. 1. México: UNAM, 1978.

Publicado

2020-11-12

Cómo citar

Rondon, R. . (2020). “NO CENTRO DO SERTÃO, O QUE É DOIDEIRA ÀS VEZES PODE SER A RAZÃO”, OU SOBRE FORMAÇÃO EM FILOSOFIA E COLONIALISMO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 2(34), 34–42. https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35130

Número

Sección

Dossiê: "VI Encontro do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar"