DENEGRINDO A EDUCAÇÃO:

UM ENSAIO FILOSÓFICO PARA UMA PEDAGOGIA DA PLURIVERSALIDADE

Authors

  • Renato Noguera Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4523

Keywords:

Filosofia da Educação, Filosofia, Educação, Pluriversalidade, Denegrir, Filosofia afroperspectiva

Abstract

O objetivo deste trabalho é apresentar algumas reflexões filosóficas em favor de uma educação antirracista. A proposta pode ser descrita como uma declaração filosófica afroperspectivista, isto é, um exercício que dá visibilidade as pesquisas africanas e afrodiaspóricas. Um ensaio que é atravessado pelo paradigma da pluriversalidade na busca do exercício de denegrir a educação.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BERNAL, Martin. Black Athena: the Afroasiatic Roots of Classical Civilization. V. I. New Brunswick: Rutgers University Press, 1988.

BRASIL, Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências humanas e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica. Volume 3 ”“Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.Brasília: Ministério da Educação, 1996.

FORD, Clyde. O herói com rosto africano: mitos da África. Tradução Carlos Mendes Rosa. São Paulo: Summus, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

JAMES, George G. M. Stolen legacy: The Greek Philosophy is a stolen Egyptian Philosophy.Drewryville: Khalifah’s Booksellers & Associates June, 2005.

HARDING, Sandra. Is science multicultural? Postcolonialisms, Feminisms and Epistemologies. Bloomington: Indiana University Press, 1998.

MALDONADO-TORRES, Nelson. A topologia do ser e a geopolítica do conhecimento: modernidade, império e colonialidade. In SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Tradução e revisão organizada por Margarida Gomes São Paulo: Cortez Editora, 2010, p.396-443.

MASOLO, Dismas. Filosofia e conhecimento indígena: uma perspectiva africanaIn: SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 313-340.

MAZAMA, Ama. Afrocentricidade como um novo paradigmaIn: NASCIMENTO, Elisa Larkin (org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. Tradução Carlos Alberto Medeiros. São Paulo: Selo Negro, 2009, p. 111-128.

MILLS, Charles W. The Racial Polity In: BABBITT, Susan E.; CAMPBELL, Sue. Racism and Philosophy. New York: Cornell University Press, 1999.

NOGUERA, Renato. O ensino de filosofia e a lei 10.639/03. Rio de Janeiro: CEAP, 2011a.

____. Denegrindo a filosofia: o pensamento como coreografia de conceitos afroperspectivista. Griot -Revista de Filosofia, v. 4., n.2, 2011b.

RAMOSE, Mogobe. African philosophy through ubuntu. Harare: Mond Books Publishers, 1999.

____. Globalização e Ubuntu. In: SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 175-220.

____. Sobre a legitimidade e o estudo da filosofia africana.Tradução Dirce Eleonora Nigo Solis, Rafael Medina Lopes e Roberta Ribeiro Cassiano. In: Ensaios Filosóficos, Volume IV, Outubro de 2011.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder e classificação social.In: SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula (orgs.). Epistemologias do Sul. Tradução e revisão organizada por Margarida Gomes São Paulo: Cortez Editora, 2010, p.84-130.

How to Cite

Noguera, R. (2012). DENEGRINDO A EDUCAÇÃO:: UM ENSAIO FILOSÓFICO PARA UMA PEDAGOGIA DA PLURIVERSALIDADE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (18), 62–73. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4523

Issue

Section

Dossier: Pensamento africano, afro-brasileiro e educação