A epiderme do pensamento:

arte e educação sob o ponto de vista trágico do primeiro Nietzsche

Authors

  • Marcelo de Andrade Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i12.4356

Keywords:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Ensino, Tragédia Clássica, Nietzsche, Estética, Prática educativa

Abstract

O presente estudo pretende investigar a concepção nietzscheana da Tragédia Clássica. Intui, portanto, apresentar as formas de experiências por ela engendradas, assim como as formas que ela engendra de pensamento e experiência. Essas formas remetem, por certo, a um universo de pensamento e experimentação (ética e estética) qualitativamente distinto do nosso. Servem-nos, entretanto, como fonte para se problematizar a prática educativa contemporânea em face da dimensão estética do viver e do próprio pensar. Partiremos assim, da hipótese de que Nietzsche postula nas noções de dionisíaco e apolíneo as formas de configuração da experiência no pensamento e do pensamento na experiência. Em outras palavras, buscaremos explicitar o enlace entre a experiência e o pensamento naquela que segundo Nietzsche seria a grande obra de arte grega, a tragédia.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BURKERT, Walter. Religião grega na época clássica e arcaica. Lisboa: fundação CalousteGulbekian, 1993.

D’AGOSTINO, Francesco. Bia: appunti sul tema della violenza nel mondo greco-classico.

RIVISTA INTERNAZIONALE DI FILOSOFIA DEL DIRITO. Milano, Vol.58, n.03 (lublio-settembro), 1981, p.409-442.

LARROSA, Jorge. Nietzsche e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia ou helenismo e pessimismo. São Paulo:Companhia das Letras, 1999.

____. Genealogia da Moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra; ZORDAN, Paola. Linhas de Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

How to Cite

Pereira, M. de A. (2011). A epiderme do pensamento:: arte e educação sob o ponto de vista trágico do primeiro Nietzsche. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (12), 89–103. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i12.4356

Issue

Section

Artigos