O QUE É SER PROFESSOR? CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL FOUCAULT PARA (RE)PENSAR A DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i6/7.4126Keywords:
Ciências Sociais, Filosofia, Discurso, Docência, Formação, Bom (boa) professor (a)Abstract
Partindo da noção de discurso de Michel Foucault buscamos pontuar os efeitos das falas comumente admitidas sobre o(a) professor(a) nos meios sociais e as formas como essas falas corroboram a instituição da figura do(a) bom(boa) professor(a). Para tanto recorremos aos textos publicados na seção "Obrigado, professor" da revista Nova Escola, sobre os quais empreendemos nossa análise.
Downloads
References
ARROYO, Miguel G. Ofício de mestre. Imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: LOURO, Guacira L.(org.) O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FISCHER, Rosa Maria Bueno.Foucault e a análise do discurso em educação.Cadernos de Pesquisa, Florianópolis, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.
FOUCAULT,Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas.São Paulo: Martins Fontes, 2002.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. (trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque). 12.ed.Rio de Janeiro: Graal, 1997.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986.
LOURO, Guacira L. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 4ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores ”“ saberes da docência e identidade do professor. Nuances, v.III, Presidente Prudente, p. 5-14, set. 1997
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividades docentes. In: PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção Pensadores da Educação)