CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE HENRI BERGSON PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Luka de Carvalho Gusmão Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4792

Palavras-chave:

Henri Bergson, Duração, Intuição, Educação

Resumo

O objetivo do trabalho é promover uma primeira investigação em torno do pensamento de Henri Bergson e inferir suas contribuições para a educação. Analiso os conceitos de duração e intuição, e concluo que eles permitem adotar uma postura de respeito às diferenças, de reconstrução permanente do currículo, estímulo à criatividade, reflexão e livre iniciativa de professores e alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luka de Carvalho Gusmão, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

BERGSON,Henri.OPensamentoeoMovente”“Introdução(primeiraparte).In:BERGSON, Henri.Cartas,conferências eoutros escritos.SãoPaulo:AbrilCultural,1979a.(ColeçãoOs Pensadores).p.99-112

______. OPensamentoeoMovente”“Introdução(segundaparte).In:BERGSON,Henri. Cartas, conferênciase outrosescritos. São Paulo: AbrilCultural, 1979b. (Coleção Os Pensadores).p.113-151.

______. Aintuiçãofilosófica.In:BERGSON,Henri.Cartas,conferências eoutros escritos. SãoPaulo:AbrilCultural,1979c.(ColeçãoOs Pensadores).p.55-68

______. Introdução à Metafísica. In: BERGSON, Henri. Cartas, conferências e outros escritos. São Paulo: Abril Cultural, 1979d.(Coleção Os Pensadores). p. 11-39

CESAR, Constança Marcondes. Uma teoria implícita da educação. In: TREVISAN, Rubens Muríllio. Bergsoneaeducação.Piracicaba:UNIMEP,1995.p.13-23

MARQUES, Carlos Alberto. A imagem da alteridade na mídia.2001. 248f. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) ”“Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2001.

MARCONDES, Danilo. Introdução à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein.RiodeJaneiro:JorgeZahar,1998.

MORATO PINTO,Débora;BORBA,Siomara;KOHAN,Walter.Atualidade deBergson.In: LECERF,Eric; BORBA,Siomara; KOHAN,Walter.Imagensdaimanência:escritosem memóriade HenriBergson.BeloHorizonte:Autêntica,2007.p.7-25

PESSANHA,JoséAmérico Motta.Bergson (1859-1941):vidaeobra.In:BERGSON,Henri.Cartas, conferênciaseoutrosescritos.SãoPaulo:AbrilCultural,1979.(ColeçãoOsPensadores).p. 6-14

SANTOS PINTO,TarcísioJorge. Algumasdigressões em torno da duração, intuiçãoe educaçãoemBergson.In:ColóquioInternacionalHenriBergson,2007,RiodeJaneiro.Anais doColóquioInternacionalHenriBergson.RiodeJaneiro:UERJ,2007. p. 1-16.

______. OmétododaintuiçãoemBergsonesuadimensãoéticaepedagógica.SãoPaulo: Loyola,2010

VIEILLARD-BARON,Jean-Louis.CompreenderBergson.Petrópolis:Vozes,2007.

Downloads

Como Citar

Gusmão, L. de C. (2016). CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA DE HENRI BERGSON PARA A EDUCAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (25), 134–152. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i25.4792

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)