Subjetividade e Comunidade de Investigação no fazer Filosofia com Crianças:

uma perspectiva sócio-histórica

Autores

  • Valeska Zanello

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3907

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Filosofia, Subjetividade, Filosofia na Escola, Comunidade de Investigação Filosófica, Filosofia com crianças

Resumo

O texto parte da própria experiência da autora no Projeto Filosofia na Escola da Universidade de Brasília e visa apresentar uma possibilidade de leitura das dinâmicas que acontecem na comunidade de investigação do fazer filosofia com crianças, desde uma compreensão sócio-histórica da subjetividade. O elo escolhido são os conceitos de subjetividade pessoal, subjetividade social e sentido subjetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barbier, R. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio, Faculdade de Educação/UnB a partir de La recherche-action. Paris: Economica, 1996.

Gonzalez-Rey, F. Comunicación, personalidad y desarrollo. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1995.

----------Problemas epistemológicos de la psicologia. Havana: Editorial Academia, 1996.

----------Epistemología Cualitativa y subjetividad. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1997.

Kohan et all (Orgs.). Filosofia na Escola Pública. Vol. IV. Petrópolis: Vozes, 2000.

Loyola, V.M.Z. & Porto, F.G. CEAG: A consolidação de uma nova proposta. In: KOHAN et all (orgs.). Filosofia na Escola Pública. Vol. IV. Petrópolis: Vozes, 2000, pp.149-179.

Loyola, V.M.Z. & Teles, A.O. A Subjetividade Social na Escola. Brasília: Ed. Paralelo 15, 1999.

Martinez, A.M. "Que profesor necessitamos? Desafios para su formación". DOXA -Revista Paulista de Psicologia e Educação, UNESP, Ano IV, Vol. 4, No.1, pp. 87-117, jan/jun, 1998.

Downloads

Como Citar

Zanello, V. (2011). Subjetividade e Comunidade de Investigação no fazer Filosofia com Crianças:: uma perspectiva sócio-histórica. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (2). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3907

Edição

Seção

Relatos de Experiência