O Pensamento Feminista de Seyla Benhabib
contribuições para além do gênero
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv16n1.2022.37104Palavras-chave:
Universalismo; Igualdade; Gênero; Cosmopolitismo.Resumo
O presente trabalho intenta analisar algumas das principais obras de Seyla Benhabib e verificar como a evolução do seu pensamento auxiliou no debate e compreensão sobre gênero, bem como a maneira como o aprofundamento de seus estudos é capaz de contribuir para uma sociedade mais igualitária (principalmente quando analisamos a questão do ponto de vista das minorias sociais). Através de uma análise bibliográfica das obras da autora, se percebeu que esta altera seu posicionamento com o decorrer dos anos de pesquisa e estudos, apresentando uma evolução nas conceituações e nos seus encaixares práticos em sociedades democráticas. Nos anos oitenta, se vislumbrou sua percepção sobre uma reconstrução do modelo habermasiano, utilizando a figura de um sujeito contextualizado. Nos anos noventa, passa a dirigir comentários para o sujeito que busca sua inclusão nos moldes das democracias liberais, sem renunciar sua identidade cultural. A partir dos anos dois mil, busca analisar os “direitos dos outros” que ocupam um mundo globalizado, mas estariam sujeitos a algumas lógicas territoriais próprias. Após a apreciação de tais argumentos, se aponta as fundamentais contribuições da autora para o debate de gênero, principalmente quando versa sobre a inserção de minorias vulnerabilizadas em uma sociedade que se considere como democrática
Downloads
Referências
BENHABIB, Seyla. Democracy and Difference: Contesting the Boundaries of the Political. Princeton: Princeton University Press, 1996.
BENHABIB, Seyla. Dignity in Adversity: Human Rights in troubled times. Polity, 2011.
BENHABIB, Seyla. Feminism and Postmodernism: An Uneasy Alliance. Praxis International, 11, n. 3, Reeditado en Situating the Self. 1991.
BENHABIB, Seyla. O outro generalizado e o outro concreto: a controvérsia Kohlberg-Gilligan e a teoria feminista. In: BENHABIB, Seyla; CORNELL, Drucilla (orgs.). Feminismo como crítica da modernidade. Trad. Nathanael da Costa Caixeiro. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1991a.
BENHABIB, Seyla. Situating the Self: gender, community and postmodernism in contemporary ethics. Nova York: Routledge, 1992.
BENHABIB, Seyla. Situando o self: gênero, comunidade e pós-modernismo na ética contemporânea. Trad. Ana Claudia Lopes; Renata Romolo Brito. Brasília: Editoria Universidade de Brasília, 2021.
BENHABIB, Seyla. Sexual defferences and collective indentities. insSigns. Winter: 1999.
BENHABIB, Seyla. BUTLER, Judith. CORNELL, Drucilla y Fraser, Nancy (eds.), Feminist Contentions: A Philosophical Exchange, Nova York, Routledge. 1995.
BENHABIB, Seyla. CORNELL, Drucilla. Feminismo Como Crítica da Modernidade. Editora: Rosa dos Tempos. 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Dra Verena Mendonça, Anna Laura Maneschy Fadel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.