A Conservação da Mata Atlântica e a “Permanência da Terra” no Cenário Atual do Território Guarani

Autores

  • Maria Ines Ladeira CTI

DOI:

https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv14n3.2020.34611

Palavras-chave:

Mata Atlântica; territorialização; cosmologia; direitos territoriais indígenas.

Resumo

No período que compreende a última década do século XX e a primeira do XXI, a implementação de projetos econômicos que impactam as Terras Indígenas é acelerada, com desdobramentos e implicações imprevisíveis, ainda em curso. No caso das terras tradicionalmente ocupadas pelos Guarani, cujo esbulho é uma constante histórica, os conflitos não se traduzem apenas no âmbito da territorialização dos espaços, mas reproduzem um confronto desigual de direitos que culmina na paralisação da grande maioria dos procedimentos de demarcação das terras guarani. Tais conflitos transparecem também no contraste entre as teorias guarani sobre a sustentação da Terra e as que subjazem nas políticas de “gestão” ambiental moldadas e subordinadas a um modelo de civilização e de crescimento econômico que não leva em consideração diversidades, além de incrementar desigualdades. Este artigo reúne formulações, conceitos e categorias vigentes, com foco no contexto ambiental das terras e do território guarani situadas na Mata Atlântica do Sul e Sudeste do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALIXTO, Benedito. “Os primitivos aldeamentos indígenas e índios mansos de Itanhaém”. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, v. VIII, 1905.

Centro de Trabalho Indigenista – CTI, Comissão Guarani Yvyrupa – CGY e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Mapa Guarani Digital. 2017. Disponível em: https://guarani.map.as/#!/.

COSSIO, R. R. Etnoecologia caminhante, oguata va’e, em trilhas para descolonização de relações interculturais: circulação de pessoas e plantas Mbya-Guarani entre Brasil e Argentina. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2015.

FELIPIM, Adriana. O Sistema Agrícola Guarani Mbyá e seus Cultivares de Milho. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) – ESALQ / USP. Piracicaba, 2001

GOLDMAN, Frank. “Artesanato dos índios do litoral sul”. Revista Anhembi, ano IX, V.32. São Paulo, 1959.

KRONE, R. “O aldeamento do rio Itariry”. Revista de Sciencia, Letras e Artes. Campinas, 1949.

LADEIRA, Maria Inês. O caminhar sob a luz: o território mbya à beira do oceano. São Paulo: Edunesp/Fapesp, 2007 [1992].

LADEIRA, Maria Inês. Espaço Geográfico Guarani-mbya: significado, constituição e uso. Maringá: Eduem; São Paulo: Edusp, 2008 [2001].

LADEIRA, Maria Inês. “Terras Indígenas e Unidades de Conservação Ambiental: Áreas Protegidas?” In: Ricardo, F. (Org.). Terras Indígenas & Unidades de Conservação da natureza: o desafio das sobreposições. Instituto Socioambiental. São Paulo, 2004. disponível em www.trabalhoindigenista.org.br.

MELIÀ, Bartomeu. El Guarani: Experiencia Religiosa. Asunción-Paraguay: CEADUC-CEPAG, 1991.

MELIÀ, Bartomeu. “A terra sem mal dos Guarani: economia e profecia”. Revista de Antropologia (USP), v.33, pp.33-46, 1990.

METZGER, Jean Paul; PARDINI, Renata. Apud Zolnerkevic, Igor. “Os limites da Floresta”. Ciência e Ecologia, edição impressa 183, Fapesp, maio de 2011.

MONTEIRO, John M. “Os Guarani e a História do Brasil Meridional - Séculos XVI/XVII” in Carneiro da Cunha, Manuela (org). História dos Índios do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras/SMC/Fapesp, 1992.

MONTOYA, Antonio Ruiz de. Tesoro de la lengua guaraní. Asunción-Paraguay: CEADUC-CEPAG, 2011 [1639].

NAVARRA, Júlia Carvalho. A Judicialização contra o Povo Guarani no oeste do Paraná. CTI, 2020. Disponível em: biblioteca.trabalhoindigenista.org.br

NIMUENDAJU, Curt. Lenda da Criação e do juízo final do mundo como fundamento da religião dos Apapocuva-Guarani. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1987 [1944].

OLIVEIRA, Diogo de. Nhanderukueri Ka’aguy Rupa – As florestas que pertencem aos deuses - Etnobotânica e Territorialidade Guarani na Terra Indígena M’biguaçu/SC. Monografia - Centro de Ciência Biológicas da UFSC. Florianópolis, 2009.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas - PNGATI, decreto nº 7.747 de 5 de junho de 2012.

SCHADEN, Egon. “Caracteres específicos da cultura Mbyá-Guarani”. Revista de Antropologia da USP, v.11, n.1 e 2, 1963.

TESTA, Adriana Queiroz. Caminhos de Saberes Guarani Mbya: modos de crescer, brincar e comunicar. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – PPGAS / FFLCH / USP. São Paulo, 2014.

WERA Tupã e LADEIRA, M. Inês. “Condições ambientais do território guarani: implicações no modo de vida”. Revista Tellus, ano 4, n. 6, pp. 51-64, abril de 2004.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Maria Ines Ladeira. (2021). A Conservação da Mata Atlântica e a “Permanência da Terra” no Cenário Atual do Território Guarani. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 14(3), 9–29. https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv14n3.2020.34611

Edição

Seção

Território e Territorialidade Guarani Continental: Conflitos e Resistências