Quilombismo e Afrocentricidade
a presença negro-religiosa na lírica amorosa de Oswaldo Montenegro
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv16n1.2022.33875Palavras-chave:
Texto poético, afro-brasileiro, quilombismo e afrocentricidade.Resumo
Este artigo toma como instrumento de abordagem a lírica do cancionista Oswaldo Montenegro. O que se quer é identificar as categorias quilombismo e afrocentricidade, que tomam a cultura afro-brasileira como visão de mundo, tratadas pelo pensador negro Abdias Nascimento, nos versos das canções. Rastrear aproximações e distanciamentos do texto poético de Montenegro com esses conceitos, pela presença da simbologia afroreligiosa, é objeto de atenção deste estudo. Para cumpri-lo, toma-se o método fenomenológico preto-diaspórico, que auxilia nas análises das imagens mitopoéticas das divindades do panteão de matriz africana. A conclusão a que este estudo chega é: muito embora o cancionista carioca projete uma representação positiva da comunidade, por meio das canções que versam sobre o imaginário negro-religioso, esse intento é alcançado de modo parcial quando colocado em perspectiva comparada com as categorias afrocentricidade e quilombismo. Nota-se uma aproximação da afrocentricidade pela tematização das deidades do Continente Negro. Por outro lado, há um distanciamento do quilombismo, devido à carência de representações positivas da comunidade preta e de seu feminino, e uma atualização do mito da democracia racial manifestada pelo eu lírico.
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