Os Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul e suas Incansáveis Lutas pelos Tekoha frente às Transformações Territoriais, Ambientais e Formas de Mobilidade

Autores

  • Rosa Sebastiana Colman UFGD/FAIND
  • Levi Marques Pereira ufgd

DOI:

https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv14n3.2020.33798

Palavras-chave:

Kaiowá e Guarani; território; mobilidade espacial; indígenas transfronteiriços.

Resumo

O artigo discute os modos como os Kaiowá e Guarani atuam na defesa de seus territórios de ocupação tradicional em meio a um processo histórico marcado por profundas transformações no ambiente e no território. O esforço é situar, a partir da análise de dados reunidos em relatórios técnicos e trabalhos acadêmicos, como esses indígenas agiram e seguem agindo para fazer frente a tais transformações, enquanto sujeitos de sua própria história. Discute-se a tentativa de imposição do confinamento em reservas demarcadas pelo Serviço de Proteção ao Índio – SPI, entre 1915 e 1928, as estratégias das comunidades para permanecerem em partes de seus territórios de ocupação tradicional ao longo do século XX e, a partir da década de 1980, para transporem os limites impostos às reservas. Destacam-se os sentidos do movimento de retomadas, intensificadas nas últimas quatro décadas, e caracterizadas por intensas e arriscadas mobilizações para reaver territórios expropriados, que se configuram como indissociáveis da realização dos modos de ser próprio - teko, os quais reúnem práticas de sustentabilidade, sociabilidade e formas rituais, imprescindíveis para a produção da territorialidade kaiowá e guarani - tekoha. Busca-se assim, contribuir para a ampliação da compreensão do complexo cenário de disputas de terras entre indígenas e proprietários rurais no MS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levi Marques Pereira, ufgd

O autor é graduado e licenciado em Ciências Sociais pela PUCCAMP, especialista em História da América Latina (UFMS), possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (1999), doutorado em Ciências (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2004), pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professor associado na Universidade Federal da Grande Dourados, onde leciona na Faculdade Intercultural Indígena (Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu) e participa dos programas de pós-graduação em Antropologia e História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 - CNPq. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Sul-americana, atuando principalmente nos seguintes temas: parentesco e organização social, conhecimentos indígenas, antropologia da religião, infância e gênero, história indígena, terras indígenas e movimento social. Realizou perícias para a justiça (estadual e federal), trabalhos técnicos para governos, UNICEF e UNESCO e, também atuou em estudos de licenciamento ambiental

Referências

ADRIANA DA SILVA, M. O movimento dos Guarani e Kaiowá de reocupação e recuperação de seus territórios em Mato Grosso do Sul e a participação do CIMI(Conselho Indigenista Missionário) – 1978-2001. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Mestrado em História da UFMS/UFGD, Campus de Dourados, 2005, 212 p.

AGUILERA URQUIZA, A. H. Sustentabilidade e Território: e sua relação com a educação escolar indígena. Anais do II Seminário Internacional – Fronteiras da exclusão, UCDB/Campo Grande/MS, CD-ROM, 2006.

BENITES, T. Rojerokyhina ha roikejevytekohape (rezando e lutando): o movimento histórico dos Aty Guasu dos Ava Kaiowa e dos Ava Guarani pela recuperação de seus tekoha. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2014.

BRAND, A. O impacto da perda da terra sobre a tradição kaiowá/guarani: os difíceis caminhos da Palavra. Tese (Doutorado em História) – PUC/RS, Porto Alegre, 1997.

BRAND, A. O confinamento e o seu impacto sobre os Pãi/Kaiowá. Dissertação (Mestrado em História) – PUC/RS, Porto Alegre,1993.

BRAND, A. Os Kaiowá/Guarani no Mato Grosso do Sul e o processo de confinamento: a ‘entrada dos nossos contrários’. In: CIMI/MS; Comissão Pró-Indio de São Paulo; MPF/3ª Região. Conflitos de direitos sobre as terras Guarani e Kaiowá no estado de Mato Grosso do Sul. p. 93-131. São Paulo: Palas Athena, 2000.

BRAND, A. Biodiversidade, sócio-diversidade e Desenvolvimento: os Kaiowá e Guarani no Estado de Mato Grosso do Sul. In: COSTA, Reginaldo Brito da (Org.). Fragmentação florestal e alternativas de desenvolvimento rural na região Centro-Oeste. Campo Grande: Editora UCDB, 2003.

BRAND, A. Os complexos caminhos da luta pela terra entre os Kaiowá e Guarani no MS. In: Tellus / Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas-NEPPI, Campo Grande, UCDB, ano 4, n.6, p. 137-150, parte 1, 2004.

CAVALCANTE, T. L. V.. Demarcação de terras indígenas kaiowá e guarani em Mato Grosso do Sul: histórico, desafios e perspectivas. In: Fronteiras: Revista de História | Dourados, MS | v. 16 | n. 28 | p. 48 - 69 | 2014. Disponível em: http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/4542/2322, Acesso em 10/05/2019.

COLMAN, R. S. Território e sustentabilidade: Os Guarani e Kaiowá de Yvy Katu. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Local) – UCDB, Campo Grande, 2007.

COLMAN, R. S. Guarani Retã e Mobilidade Espacial Guarani: belas caminhadas e processos de expulsão no território Guarani. Tese (Doutorado em Demografia) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP. 2015.

EREMITES DE OLIVEIRA, J. e PEREIRA, L. Ñande Ru Marangatu: laudo antropológico e histórico sobre uma terra kaiowa na fronteira do Brasil com o Paraguai, município de Antônio João, Mato Grosso do Sul. Editora da UFGD. Dourados, MS, 2009.

FERREIRA, E. M. L. A participação dos índios Kaiowá e Guarani como trabalhadores nos ervais da Companhia Matte Laranjeira (1902-1952). Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Mestrado em História da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, 2007.

FOWERAKER, J. A luta pela terra: a economia política da fronteira pioneira no Brasil de 1930 até os dias atuais. Tradução de Maria Júlia Godwasser. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.

LANDA, Beatriz dos Santos. Os Ñandeva/Guarani e o uso do espaço na Terra Indígena Porto Lindo, município de Japorã/MS. (Tese de doutorado). Porto Alegre, PUCRS, 2005

LENHARO, A. Colonização e trabalho no Brasil: Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. Campinas, UNICAMP, 1985.

LENHARO, A. A sacralização da política. São Paulo, Papirus, 1986.

MARTINS, Eliézer R. A Terra como chão sagrado e como valor cultural. Tellus / Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas-NEPPI, ano 6, n. 10, abril. 2006. Campo Grande: UCDB, 2005. p.143-145.

MELIÀ, Bartomeu. El Guarani conquistado y reducido. Ensayos de etnohistoria. Asunción. 1986.

MELIÀ, B. El pueblo guaraní: unidad y fragmentos. In: Tellus, ano 4, n. 6, abr. Campo Grande MS, p. 151-162, 2004.

MURA, F e THOMÁZ DE ALMEIDA, R. F. Relatório de Revisão de Limites da T. I. Porto Lindo (Jacareí). Mimeo, Brasília, FUNAI. 2002.

PEREIRA, L. Parentesco e organização social Kaiowá. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – PPGAS/UNICAMP, Campinas, 1999.

PEREIRA, L. Relatório de identificação da Terra Indígena Arroio Kora. Município de Paranhos, Mato Grosso do Sul, Documentação Funai, mimeo, Brasília, 2002.

PERERIA, L. Imagens kaiowá do sistema social e seu entorno. Tese de doutorado. USP. 2004.

SCHADEN, E. Aspectos Fundamentais da Cultura Guarani. (1ª ed. 1954) 3ª. ed. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974.

TOMÁZ DE ALMEIDA, R. F. - 1985. Relatório da Área Indígena Pirakua, MS, 79 p., mimeo, Fundação Nacional do Índio, Brasília.

Downloads

Publicado

2021-06-26

Como Citar

Colman, R. S., & Marques Pereira, L. (2021). Os Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul e suas Incansáveis Lutas pelos Tekoha frente às Transformações Territoriais, Ambientais e Formas de Mobilidade. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 14(3), 57–76. https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv14n3.2020.33798

Edição

Seção

Território e Territorialidade Guarani Continental: Conflitos e Resistências