A Quiet Evolution: the emergence of Indigenous-local intergovernmental partnerships in Canada
Povos indígenas e Governos Locais no Canadá
DOI:
https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv14n1.2020.26986Palavras-chave:
povos indígenas; Canadá; relações intergovernamentaisResumo
Na presente obra, Alcantara e Nelles buscam entender quais tipos de relação cooperativa existem entre povos indígenas e governos locais no Canadá e que fatores explicam sua emergência. Inicialmente, propõem um framework teórico capaz de fornecer um modelo de análise para o problema levantado. Na sequência, para a realização de trabalho de campo e estudos de caso, os pesquisadores elegeram quatro comunidades vizinhas a pequenas cidades ”“ as Batchewana First Nation e Garden River First Nation e a cidade de Sault Ste Marie; o Teslin Tinglit Council e a cidade de Teslin; Champagne e Aishihik First Nations e a cidade de Haines Junction; Malécite de Viger First Nation e a Municipalidade Regional de Les Basques - em três províncias ”“ Yukon Territory, Québec e Ontario. Nestes locais, entrevistaram trinta servidores públicos, além de lideranças indígenas e ativistas, com o objetivo de construir uma tipologia das relações intergovernamentais entre povos indígenas e governos locais e apresentar um conjunto de fatores teórica e empiricamente informado.
Downloads
Referências
SOARES, Leonardo Barros. “Christopher Alcantara: reconhecendo demandas territoriais indígenas na América do Norte”. Revista Brasileira de Ciência Política. No 24. Brasília, 2017, p. 265-274.
REINIE, S.C; SCHULTZ, J.L; BRIGGS, E; RIGGS, P; PALMANTEER-HOLDER, N.L. “Data as strategic resource: self-determination, governance, and the data challenge for Indigenous nations in the United States”. The International Indigenous Policy Journal. Vol.8, Issue 2, April, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Ao ter seu trabalho aprovado e publicado, o autor compromete-se a colaborar com os processos de avaliação de outros trabalhos, em conformidade com sua disponibilidade e área de atuação.