Ensinar (História da) Antropologia no Brasil: um ensaio bibliográfico latino-americano

Autores

  • Andrea Ciacchi Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n2.2019.23912

Palavras-chave:

Ensino de Antropologia, História da Antropologia, Ensaio latino-americano

Resumo

Através de uma releitura de alguns momentos da história intelectual latino-americana, incluindo neles períodos e trajetórias frequentemente negligenciadas, neste trabalho se pretende, ao mesmo tempo repensar as abordagens brasileiras e globais à história da antropologia e propor uma nova estratégia para o ensino de antropologia na universidade brasileira. O pressuposto principal do ensaio é a convicção de que não é nem foi apenas a antropologia a disciplina que tem oferecido interpretações antropológicas dos vários aspectos da realidade social e cultural da América Latina. Assim, também se alcançaria, simetricamente, uma releitura “antropológica” da produção intelectual latino-americana dos últimos 150 anos

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Publicado

2019-04-15

Como Citar

Ciacchi, A. (2019). Ensinar (História da) Antropologia no Brasil: um ensaio bibliográfico latino-americano. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre As Américas, 13(2), 351–376. https://doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n2.2019.23912

Edição

Seção

Artigos